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Conceitos antecipam o futuro
Sueli Osório
Enviada a Frankfurt
21/09/2011 | 07:02
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Sueli Osório/DGABC


Como todo salão de automóvel é também um show para os apaixonados por carros, os conceitos nunca podem faltar. São eles que indicam o futuro da indústria, exibindo, com muito glamour, as tendências de design, tecnologia, motorizações e matrizes energéticas.

No maior salão do automóvel do mundo não poderia ser diferente. Lá estão eles, brilhando sob os holofotes. No estande da Ford, os olhares voltam-se para o Evos Concept, que introduz a nova direção global de design da marca, trazendo motores e tecnologias que serão chaves no futuro. Em entrevista ao Diário, o vice-presidente global de design da marca, J Mays, disse que todas as linguagens de design precisam ser renovadas. "Queríamos melhorar o conceito Kinect. O nome Evos significa a sua evolução. Esse conceito estará em quatro meses em um modelo que será apresentado em outro salão (referindo-se a Detroit, em janeiro), que será um produto global", afirmou.

A Land Rover revelou dois novos conceitos para o Defender, que deverão entrar em produção em 2015. Chamados DC100 e DC100 Sport, os dois protótipos passam a imagem de flexibilidade e de fácil adaptação a todo tipo de terreno.

A Jaguar, marca britânica de automóveis de luxo, apresenta o C-X16, modelo que definirá as tendências para os próximos veículos da marca. Para Adrian Hallmark, diretor-geral da Jaguar, "o C-X16 é a visão pioneira para o que será para a Jaguar um carro esportivo no século 21. Ele incorpora os pontos fortes característicos da nossa marca, design sensual, agilidade agressiva e desempenho inspirador, além de combinar atributos que definem nosso direcionamento para a criação de veículos sustentáveis no futuro." Equipado com motor V6 de 3,0 litros com peso reduzido e alta tecnologia embarcada, o propulsor tem tecnologia híbrida, podendo funcionar apenas por meio de baterias quando trafega a até 80 km/h. O sistema turbocompressor ajuda o motor a desenvolver 380 cv de potência e 45 mkgf de torque.

A aposta da Citroën é o Tubik, veículo de nove lugares com linhas inspiradas no Citroën Tipo H, com múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semideitado, frente a frente, etc.) e tecnologia embarcada (tela gigante com lâmina semicircular e sonorização espacial de alta definição), que têm a missão de torná-lo um verdadeiro espaço de relacionamento.

 

Marcas apostam em carros ecológicos

Em entrevista ao Diário, Marc Bocqué, gerente global da divisão de comunicação e marketing da Peugeot, afirmou que estudos da marca mostram que, até 2020, as vendas de veículos híbridos e elétricos alcançarão 15% do mercado europeu - 10% híbridos e 5% elétricos. Esses números certamente serão uma resposta aos governos dos países europeus, que cada vez mais sobretaxam empresas que produzem veículos que tenham consumo alto e que gerem mais poluição.

Por conta disso, os modelos elétricos têm grande visibilidade nos vários pavilhões do salão alemão. A Renault, por exemplo, apresenta o conceito elétrico Frendzy. Outro destaque é o pequeno Twizy, veículo cuja venda começa na Europa em dezembro. "Em um mês, os primeiros veículos elétricos da Renault serão entregues aos clientes. Hoje, toda a rede está treinada e pronta para vender e fazer a manutenção dos veículos elétricos, com oferta que incluirá o veículo, o aluguel das baterias, a recarga e um conjunto de serviços" explicou Thierry Koskas, diretor do Programa Veículo Elétrico.

A Audi mostra o Urban Concept, carro de dois assentos, ultraleve, para congestionamentos urbanos. Ele combina elementos de um carro de corrida com um carro divertido e tem dois motores elétricos e-tron. O A2 também conta com propulsão elétrica.

A BMW mostra os modelos i3 e i8. Com linhas elegantes, o i8 Concept é a evolução do conceito apresentado em 2009: o Vision EfficientDynamics Concept. O resultado é um belo esportivo híbrido com dois motores elétricos e um bloco a combustão turbo de três cilindros com 223 cv.




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