Política Titulo Em Santo André
PSB e DEM unem forças para indicar vice de Aidan

Prefeito de Sto.André avalia que PSDB seria 'menina dos olhos'

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/02/2012 | 07:17
Compartilhar notícia


Próximos de fechar aliança na eleição com o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), PSB e DEM articulam a formação de bloco para indicar o vice na chapa governista. Após o racha entre o petebista e o ex-secretário de Gabinete Nilson Bonome e, por consequência, distanciamento com o PMDB, a dupla une forças para alcançar a abertura de espaço junto ao Executivo e garantir acordo de contrapartida às legendas.

O primeiro passo formal para avaliar a viabilidade da iniciativa ocorre na quarta-feira em reunião entre os cinco vereadores que compõem a bancada dos dois partidos. A empreitada versa pela tentativa de entrar em consenso em torno de um nome "interessante para os lados" e que agregue à candidatura pela reeleição de Aidan, diferenciando do perfil do prefeito, especialmente em razão de analisarem certa tendência pela permanência de Dinah Zekcer (PTB) no cargo.

Com três parlamentares na bancada da Câmara, o DEM projeta que "é plenamente plausível a junção de forças para pleitear o vice", tendo em vista que Aidan afirma que o número dois da chapa sairá após acertar o arco de alianças e discutir com todas as legendas aliadas. O democrata Toninho de Jesus assegura que o projeto tem objetivo primordial fortalecer o bloco para atingir o alvo mais alto com o Paço. "Vamos brigar até o fim nesse sentido até porque somos parceiros e pertencemos a partidos com peso político."

Assessor de gabinete do prefeito, o ex-vereador Marcos Medeiros (DEM) disse que, apesar de a interlocução não estar profunda, o projeto "é ótimo". "Será melhor discutido antes de qualquer coisa, mas a estratégia é bem atraente."

O vereador Almir Cicote (PSB), um dos cotados para ser o escolhido do grupo, confirma o interesse de construção da convergência. O socialista adianta que a ideia surgiu para identificarem se existe chance de diálogo pela unidade. "Precisa ser bom para ambas as partes. Ver se é possível o consenso. Depois, claro, ter o aval do Executivo", considera ele, acrescentando que o nome do vice "é irrelevante nesse momento". "Se falar em quadros começa a ciumeira."

PRINCIPAL QUADRO

Mesmo diante das conversas, a ‘menina dos olhos' de Aidan para composição na chapa continua sendo o PSDB. A secretária de Educação da Prefeitura, Cleide Bochixio (PSDB), é o principal nome avaliado por Aidan para eventualmente substituir Dinah. Inicialmente por pregar o carro-chefe na área educacional, só que sobretudo por, caso vingue, eliminar da jogada o potencial adversário tucano, uma vez que o vereador Paulinho Serra, pré-candidato da sigla, tiraria parte dos votos do prefeito da classe média e da ala conservadora da cidade.

A intenção do Paço pode ser percebida pelo movimento realizado por Cleide a pedido da administração petebista, que recentemente se colocou à disposição, se necessário, e perto do término do prazo eleitoral, especificamente em junho, transferiu o título de São Paulo, onde de filiou de início, para Santo André. Sem a mudanção, não seria possível a parceria na chapa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;