Política Titulo
Iphan deveria ter sido consultado sobre canteiro
16/04/2004 | 22:48
Compartilhar notícia


Consultado pelo governo federal, quando as polêmicas estrelas de sálvias vermelhas plantadas nos jardins do Palácio da Alvorada e na Granja do Torto já estavam estampadas nas páginas dos jornais, o superintendente Regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cláudio Queiroz, encaminhou nesta sexta-feira correspondência ao Palácio do Palácio informando que "intervenções desta natureza devem passar pela análise criteriosa do instituto". O Palácio do Planalto não informou se a primeira-dama, Marisa Letícia, que decidiu pelo jardim, iria ou não retirar as estrelas vermelhas que representam o símbolo do partido. Não houve consulta ao Iphan quando se decidiu fazer o jardim há cerca de seis meses.

O documento enviado ao Planalto ironiza o jardim da primeira-dama, que o governo insiste em dizer que foi feito por iniciativa dos jardineiros que trabalham no Alvorada. Vinte e quatro pessoas trabalham no jardim do Alvorada que é cuidado pela Novacap, órgão vinculado ao Governo do Distrito Federal, responsável pela conservação de todos os jardins da capital federal.

No Alvorada, além da estrela de quatro metros de diâmetro, foram desenhados também no jardim um mapa do Brasil, uma meia lua, um quadrado e um círculo, todos próximos à estrela petista. As demais formas geométricas não aparecem porque as flores usadas não contrastam com a grama, como o vermelho da sálvia usada para fazer a estrela do PT. Na Granja do Torto foi feita apenas uma estrela de cinco metros de diâmetro. Lá, 20 pessoas conservam o jardim.

A carta do superintendente do Iphan é irônica ao falar do design escolhido para o jardim e o compara a um "pinguim sobre a geladeira". Depois de destacar a necessidade de preservar "de maneira intransigente" o paisagismo histórico do Palácio da Alvorada, Cláudio Queiroz, diz ainda que "a intervenção pode, mesmo assim, ser considerada tão passageira quanto uma simples disposição de bibelôs sobre os móveis, malgrado seu caráter peculiar, o que, para muitos, poderá significar um pinguim sobre geladeira".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;