Política Titulo
Tucanos ficam no limite da campanha antecipada em Diadema
Evelize Pacheco
Do Diário do Grande ABC
03/04/2004 | 20:54
Compartilhar notícia


"Há um limite tênue entre uma promoção pessoal e uma campanha antecipada". Foi com essa frase que o o ex-diretor do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Fernando Rodrigues classificou uma festa realizada no domingo passado por um grupo ligado ao professor Alexandre Rodrigues (PSDB), no bairro Promissão, em Diadema. Com direito a show musical, barracas de comida e faixas de agradecimento, o evento contou com a presença do pré-candidato do PSDB à Prefeitura, José Augusto da Silva Ramos, o Zé Augusto. “O Zé Augusto esteve na festa do começo ao fim”, afirmou o parlamentar. “Mas não houve discursos políticos”. O ex-deputado é procurado pela reportagem há uma semana para comentar o assunto, mas não foi localizado.

Um letreiro no palco, montado no meio da rua Pau do Café, chamou a atenção de quem estava no local. Ao lado da frase 'Diadema Cidade Amiga' estava o número 45 e, embaixo deste, estava escrito 'anos'. O 45 é o número eleitoral dos tucanos.

A explicação dada pelo vereador é que a festa foi uma homenagem a Diadema, que completa 45 anos em dezembro de 2004. “Queremos valorizar esses 45 anos da cidade, que são muito importantes”, afirmou. Outro detalhe que poderia dar margem a interpretações foram as faixas que agradeciam a presença de Zé Augusto no local. “São engenhosos os recursos”, comentou o ex-diretor do TRE.

De acordo com Alexandre, as faixas foram feitas pela população local e a festa foi bancada por entidades ligadas a igrejas e escolas. “O palco foi emprestado e não houve gastos por parte da população local”, explicou, ao acrescentar que a banda que tocou no evento era do próprio bairro. “Eles tocaram de graça”, disse.

O pedido de interdição da rua foi feito pelo gabinete do vereador, para atender um dos membros da Assembléia de Deus, que faz parte da organização do evento. “Sempre fazemos pedidos deste tipo, é uma forma de prestar serviços à população”, disse ainda o vereador tucano.

A campanha eleitoral nas ruas começará a partir de 6 de junho, e antes disso é considerada crime. O TRE só pode se manifestar oficialmente sobre possíveis irregularidades se receber denúncias formais de partidos políticos ou do Ministério Público. O que ainda não aconteceu neste caso.

De acordo com petistas ouvidos pela reportagem, o evento no Promissão foi um “comício”. “Ficamos sabendo por moradores do bairro que foi um comício político, a notícia chegou a nós, sim”, afirmou o tesoureiro do diretório municipal do PT, Roldão de Almeida. “Estamos discutindo que medida poderá ser tomada, mas ainda não temos nada fechado”, explicou ainda o petista sobre uma provável denúncia ao TRE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;