Internacional Titulo
Chocolate feito à base de gordura vegetal é aprovado
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 14:53
Compartilhar notícia


O Parlamento europeu adotou nesta quarta-feira, o projeto de lei européia que autoriza o uso de chocolate feito com gordura vegetal, apesar dos protestos dos defensores do chocolate fabricado exclusivamente com manteiga de cacau.

O Parlamento se une assim à posiçao do Conselho de Ministros da Uniao Européia, definida em outubro passado.

A lei autoriza o uso de gordura vegetal em substituiçao à manteiga de cacau na fabricaçao de chocolate de seis categorias, mas a porcentagem da gordura se limitará a 5% do produto final.

O chocolate que contiver gordura vegetal deverá ser etiquetado. A substância será mencionada na lista de ingredientes, mas nao à parte, como queriam os opositores do projeto.

O lançamento do processo legislativo, há quatro anos, gerou polêmica entre os que se declaram defensores do ``verdadeiro chocolate', produto fabricado exclusivamente com manteiga de cacau.

A Gra-Bretanha e os países escandinavos já utilizam gordura na fabricaçao do chocolate. A partir de agora, os dois tipos de chocolate poderao ser comercializados em toda a Uniao Européia.

Os opositores denunciaram em particular o impacto da nova lei nos países produtores de cacau, como a Costa do Marfim (maior produtor), onde 10 milhoes de pessoas vivem de seu cultivo.

O Parlamento incluiu apenas uma emenda na lei: a promessa de que se ``promoverá o comércio justo com os países em desenvolvimento produtores de cacau e outras gorduras'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;