Internacional Titulo
Lula e Kérékou pedem cancelamento da dívida de países pobres
Da AFP
11/02/2006 | 10:31
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega de Benin, Mathieu Kérékou, pediram nesta sexta-feira "o perdão total da dívida" dos países pobres, por ocasião da visita oficial de 24 horas de Lula a Cotonou. Os dois chefes de Estado "pediram aos países desenvolvidos que tomem medidas para o perdão total da dívida de todos os países considerados pobres", disseram em um comunicado conjunto divulgado durante a estada de Lula em Benin.

O presidente brasileiro, que chegou a Benin na quinta-feira à noite procedente de Argel, deixou Cotonou hoje, às 21h00 (de Brasília), rumo a Gaborone e Pretória, as últimas etapas de sua viagem africana. Durante o encontro, Kérékou e Lula destacaram "a necessidade de promover a cooperação Sul-Sul", completou a nota.

Ambos "convidaram os países industrializados a levar a cabo os compromissos relativos à supressão em 2006 das subvenções à exportação do algodão, ao desmantelamento, com o horizonte de 2013, de todas as formas de subvenção aos produtos agrícolas e à abertura de seus mercados aos produtos agrícolas dos países em desenvolvimento".

Benin e Brasil também "reafirmaram o apoio beninense ao objetivo brasileiro de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas)", enquanto Lula "renovou o desejo do Brasil para que a África conte com dois membros permanentes".

Nas relações bilaterais, os dois abordaram a consolidação da cooperação entre ambos os países, "em particular nos âmbitos da agricultura, saúde, esportes, turismo, cultura, educação, comércio e o Exército". Foram firmados três acordos de cooperação: em matéria de esporte, cultivo do algodão e luta contra a malária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;