Internacional Titulo
EUA investigam a morte de 15 civis em ação do Exército no Iraque
Da AFP
20/03/2006 | 11:09
Compartilhar notícia


As Forças Armadas dos Estados Unidos investigam se marines americanos mataram 15 civis perto do povoado de Haditha, na região leste do Iraque, depois de um ataque com bomba contra seu veículo blindado.

A revista Time informa que o incidente aconteceu no dia 19 de novembro de 2005, quando uma bomba explodiu contra um automóvel blindado que transportava oficiais de um batalhão de marines perto de Haditha.

No dia seguinte ao ataque, um comunicado dos marines informava que o atentado e o tiroteio posterior com os insurgentes provocaram a morte do soldado Miguel Terrazas e de 15 civis iraquianos.

Porém, segundo testemunhas e funcionários do governo local, os civis que morreram em Haditha não foram vítimas do ataque, e sim dos próprios marines, que depois da emboscada atiraram contra a população, matando 15 pessoas desarmadas em suas casas, incluindo sete mulheres e três crianças, informa a Time.

A revista acrescenta que as evidências disponíveis não fornecem provas conclusivas de que os marines mataram deliberadamente inocentes em Haditha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;