Política Titulo
PT processa José Serra
03/09/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


 

O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) acusou ontem o candidato do PSDB, José Serra, de querer "ganhar no tapetão" a eleição para a Presidência da República. Em mais um capítulo da guerra envolvendo a quebra de sigilo fiscal dos tucanos, o PT vai entrar com outras duas ações contra Serra e uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o presidente do PSDB, Sérgio Guerra.

"Se nosso adversário pudesse dizer que não foi Nero, mas sim nós que pusemos fogo em Roma, ele diria. É uma tentativa de ganhar no tapetão, no grito", afirmou o deputado José Eduardo Cardozo (SP), secretário-geral do PT e coordenador do comitê jurídico de Dilma.

É a quinta vez que o PT entra na Justiça contra Serra, sob a alegação de que o candidato tucano caluniou e difamou Dilma e o partido. Uma outra representação será enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O argumento do PT é que Serra acusa Dilma de crimes sabendo que ela não os cometeu, com objetivos eleitorais. "É o equivalente à denunciação caluniosa no âmbito eleitoral", disse Cardozo.

Guerra também será alvo de ação do PT, por crime contra a honra, porque o partido considera que ele ofendeu a candidata. Guerra disse anteontem que "a campanha de Dilma e a ação eleitoral do presidente Lula representam forte ameaça à democracia".

Serra passou os últimos dias responsabilizando Dilma e o PT pela violação do sigilo fiscal de sua filha, Verônica, e de outras quatro pessoas ligadas ao PSDB. "Utilizar filho dos outros para ganhar a eleição é uma coisa que eu só tinha visto o Collor fazer com o Lula", fustigou Serra, numa referência à campanha de 1989.

Preocupação - A ampliação da cobertura jornalística do escândalo da violação do sigilo de Verônica Serra acendeu o sinal vermelho no comando da campanha de Dilma Rousseff. O PT decidiu encomendar pesquisa qualitativa para aferir o impacto político do escândalo na campanha eleitoral.

Além disso, o partido vai analisar com lupa os levantamentos que saem nos próximos dias. O Ibope divulga nova pesquisa hoje e o Datafolha amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;