Turismo Titulo
Tempo de festa em Minas
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
20/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Roupas, cachaças artesanais, doces e o universo das festas de peão. Nos próximos fins de semana, várias cidades mineiras promoverão eventos para enaltecer seus produtos típicos. A primeira a abrir suas portas aos visitantes será Jacutinga, que dá a largada no sábado para a 33ª edição da Fest Malhas, com expectativa de receber 120 mil visitantes até o dia 6, atraídos pela qualidade e preço dos produtos, até 50% mais baratos do que nos grandes centros.

Com mais de 1.000 fábricas em funcionamento e 450 lojas de varejo, a cidade, localizada a 190 quilômetros de São Paulo, é considerada referência nacional no segmento. E também exporta para 30 países. De acordo com o presidente da Acija (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga), Dennys Bandeira, um bom exemplo da visibilidade do município no Exterior são as peças comercializadas no ano passado pela Harrods, a mais famosa loja de departamentos inglesa. "A estratégia de competição dos empresários está focada no conceito de agregar cada vez mais qualidade e design ao produto. Hoje, fornecemos para as principais grifes nacionais, além de grandes varejistas brasileiros", comemora.

A organização do evento também espera superar o volume de negócios da edição passada, que gerou mais de R$ 10 milhões. Não à toa, Jacutinga produz cerca de 2 milhões de peças mensalmente e detém 30% da produção nacional de malhas retilíneas (tricô industrializado).

Mas nem só de malhas vive o município. Além de montanhas e belos parques - como o Primo Raphaelli, com lago, pista de cooper e playground -, a cidade tem atraído número crescente de turistas por conta de suas fontes de águas radioativas, com propriedades medicinais. Entre elas, a São Clemente, que engarrafa o líquido e permanece aberta a visitantes das 8h às 18h.

EXPOCACHAÇA - Belo Horizonte, por sua vez, promete atrair turistas às custas de outro tipo de ‘água', que passarinho não bebe. Dia 28, a cidade dá início à 13ª Expocachaça, que prossegue até o dia 1º com entrada a R$ 15 e expectativa de público em torno de 100 mil pessoas.

Shows, palestras e concursos fazem parte da programação, que integra o 6º Superagro Minas com a desafiadora missão de refinar a fama da bebida. "A Expocachaça é a maior responsável pelo status de destilado nobre, bebida de grife, que a pinga tem adquirido nos últimos anos, retirando a cachaça do gueto a que estava relegada há muitos anos para proporcionar visibilidade à bebida nos mercados externo e interno", comenta o diretor de marketing do evento, José Lúcio Mendes.

Para se ter ideia do nível de sofisticação que a aguardente tem adquirido, hoje a branquinha pode ser servida em taças de cristal, substituindo o tradicional copo lagoinha, e já existe a figura do cachacier - termo utilizado para designar os especialistas em cachaça, a exemplo dos sommeliers.

Outro destaque do evento é o Espaço Bier Show, que reunirá mais de 200 marcas de cervejas importadas e brasileiras, entre elas as artesanais mineiras e as cobiçadas homebrewers (desenvolvidas por cervejeiros que produzem suas bebidas em casa, com receitas e técnicas únicas). Mais timidamente, o vinho começa a marcar presença na Expocachaça.

Para brindar o alto teor etílico, a programação prevê ainda apresentações do projeto Causos e Violas do Sesc Minas Gerais, que homenageará o violeiro Pena Branca, falecido no início do ano. A abertura também contará com show da banda SGT.Pepper's, que completa 20 anos de palco interpretando músicas dos Beatles.

DIVINAEXPO - Em Divinópolis, a 125 quilômetros de Belo Horizonte, o aniversário de 40 anos da festa de peão Divinaexpô será comemorado com shows de Luan Santana (dia 28), Eduardo Costa e Sorriso Maroto (29), Maria Cecília & Rodolfo (30), Jorge & Mateus (31) e Leonardo (1º de junho).

Considerado o quinto maior do Brasil, com público estimado em 200 mil pessoas, o rodeio contará com concursos de berrante e de roda de violeiros, ritual da Queima do Alho, exposição de gado, camarote VIP da Brahma e competições de montaria em touro conduzidas pela norte-americana Professional Bull Riders. Provas funcionais, como a feminina Três Tambores, também serão realizadas todas as noites, logo após a etapa mirim e a cerimônia de abertura, às 22h.

Entre as novidades reservadas ao público infantil está a ampliação do Rancho do Peãozinho, com miniaturas de animais, tribos indígenas e parque de diversões. Já os adultos poderão se divertir no Rancho do Chão Preto, onde é possível acompanhar os processos de fabricação de cachaça artesanal, rapadura, garapa e saborear comidas típicas das festas de peão, como caldos, feijão tropeiro e carnes assadas.

Terra das últimas três misses Minas Gerais, Divinópolis também é farta em cachoeiras, lagos, poços naturais para banho e malharias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;