Economia Titulo
Copom mantém Selic pelo terceiro mês seguido
Do Diário OnLine
17/08/2005 | 18:25
Compartilhar notícia


Pelo terceiro mês consecutivo, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira, a manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em 19,75% ao ano. O viés não foi adotado, portanto os juros não poderão ser alterados até a próxima reunião do grupo.

O Copom explicou a decisão em um breve comunicado, no qual afirma que está avaliando as perspectivas para a trajetória da inflação.

A taxa Selic é um instrumento monetário utilizado pelo governo federal para conter a pressão inflacionária. Por meio da alta dos juros, a equipe econômica tenta frear o consumo da população e inibir a expansão dos preços.

Ao calcular a Selic, o Copom leva em consideração diversos fatores, entre eles a previsão da inflação futura (próximos 30 dias) e as tendências momentâneas de queda ou elevação dos preços da economia (inflação passada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;