Internacional Titulo
Arafat e Barak decidem reabrir agências de ligaçao
Do Diário do Grande ABC
24/11/2000 | 15:38
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense Ehud Barak e o presidente palestino Yasser Arafat concordaram nesta sexta-feira, durante uma conversa telefônica, reabrir as agências conjuntas de ligaçao que Israel havia decidido fechar na quinta-feira, anunciou a assessoria de Barak. O presidente da Rússia, Vlademir Putin, foi quem promoveu a conversa entre os dois.

As partes israelense e palestina ``prometeram analisar' as propostas russas para uma soluçao da situaçao no Oriente Médio.

Este foi o primeiro contado direto entre Barak e Arafat em três semanas de violência que deixaram mais de 200 mortos.

Arafat prometeu que vai fazer o possível para pôr fim à violência. O funcionário acrescentou que as conversas entre Putin e Arafat duraram cerca de duas horas.

``Estamos absolutamente convencidos de que qualquer reuniao e gestao será inútil se nao conseguirmos reduzir o nível de confronto e violência no Oriente Médio', disse Putin.

O líder palestino chegou a Moscou para uma visita relâmpago de algumas horas, quando receberá informaçoes sobre ``uma iniciativa russa' destinada a restaurar a calma no Oriente Médio.

``Esperamos uma iniciativa russa destinada a restaurar a calma na regiao, a voltar ao processo de paz e fazê-lo avançar', declarou um conselheiro de Arafat, Nabil Abu Rudeina.

A embaixada palestina em Moscou informou, por sua vez, que Arafat só ficará algumas horas em Moscou e nao até domingo, como havia anunciado na quinta-feira o Kremlin. ``Seria um erro. Arafat nao pode estar ausente de seu país em um momento como este', acrescentou um representante da embaixada em referência à situaçao em Israel e nos territórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;