Nacional Titulo
Racionamento de água será ampliado em Itu
Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 15:40
Compartilhar notícia


A partir de segunda-feira o racionamento de água que há três dias afeta um terço dos 150 mil moradores de Itu, a 98 quilômetros de Sao Paulo, será estendido a toda a cidade. A populaçao receberá água apenas durante a noite. O fornecimento será interrompido entre as 6 e as 8 horas da manha e retomado somente às 20 h. O desperdício de água será punido com advertência e multa.

As medidas foram anunciadas nesta quinta pelo prefeito Leonel Salvador (PMDB) em razao do agravamento da situaçao nos três reservatórios que abastecem a cidade. O principal deles, a Represa do Itaim, está com menos de 20% de sua capacidade e a captaçao poderá ser suspensa na próxima semana, caso nao chova. "Os canos que fazem a sucçao da água já estao aparecendo na superfície", disse o operador Mauro Sérgio de Almeida. O Ribeirao Itaim, que alimenta a represa, está quase seco em alguns pontos.

Os outros dois reservatórios, as represas do Braiaiá e do Fubaleiro, também estao com nível de água abaixo do normal. Segundo o prefeito, os mananciais nao chegaram a se recuperar da estiagem do ano passado. As chuvas foram poucas - este mês, em Itu, choveu apenas 15 milímetros - e existe a previsao de um inverno seco.

Proibiçao - "Estamos antecipando o racionamento para evitar uma situaçao de emergência nos próximos meses." A prefeitura iniciou uma campanha pedindo à populaçao que economize água. Foram colocados telefones à disposiçao do público para denunciar o desperdício de água. Lavar carros e calçadas, por exemplo, sao atividades proibidas. Em caso de denúncia, fiscais motorizados abordarao os infratores e farao uma advertência. As multas, que podem chegar a R$ 90,00, serao aplicadas em caso de reincidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;