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Páscoa informal avança na Região
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
14/03/2010 | 08:24
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A produção de ovo de Páscoa caseiro cresce e alcança fatia de 20% deste mercado, movimentando no Estado perto de R$ 211 milhões. Prova disso é o andreense Jefferson Fernandes, que há 11 anos fabrica com a esposa Cíntia pão de mel, bolos, trufas e ovos, usando duas toneladas de chocolate para atender pedidos dos clientes.

As primeiras encomendas chegaram nesta semana, mas elas serão mais intensas na reta final da Páscoa. "Às vezes precisamos comprar mais matéria-prima para atender à demanda", diz Fernandes. O consumidor ainda tem à disposição variedade de 30 sabores.

O faturamento nesta época costuma ser gordo. Na Páscoa 2009, o casal faturou R$ 16 mil, valor três vezes maior que nos meses comuns, e neste ano a expectativa é de crescimento. Para vender a produção, a Império das Trufas tem 12 clientes fixos que compram os produtos para revendê-los.

PLANOS
Fernandes começou a trabalhar com chocolates após ser despedido do supermercado que trabalhava. "Investi o dinheiro da rescisão para elevar a produção de doces da Cíntia, que naquela época era minha namorada."

Agora, o empreendedor está formalizando a empresa para abrir uma loja. O ponto será em Santo André com aporte de R$ 30 mil. Confiante, já pensa em franquear a marca no futuro. "Estamos nos preparando há algum tempo. Será no formato de uma pequena cafeteria, mas com mix de produtos diferentes", explica.

Quem sabe Fernandes siga os passos de Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, que tem quase 800 franquias. Ainda adolescente, ele retomou a produção de chocolates que a mãe tinha parado e conseguiu encomenda de 2.000 ovinhos de 50 gramas. Os doces foram produzidos por ele e uma senhora em dois dias durante 18 horas diárias.

TALENTO
Ainda em Santo André, a dona de casa Silvia Botareli Oliveira comenta que aproveitou "o talento para cozinhar" na fabricação de ovos, pão de mel, trufas e bolos. Na Páscoa de 2009, ela incrementou a renda da família em R$ 1.500.

Silvia quer abrir neste ano uma empresa especializada em kit festa para vender doces e salgados saudáveis para festas de aniversário em escolas infantis. A sócia será a prima, Lucinéia Amarantes Galves, que há cinco anos também faz ovos de Páscoa por encomenda. "Ano passado faturei R$ 2.000 líquidos. Os ovos vendidos em supermercados são caros e o que produzimos são mais baratos e de qualidade", garante Lucinéia.

 

 Atacadista projeta aumento de 20% na venda de chocolate

A rede Assai Atacadista está confiante nos resultados desta Páscoa, com expectativa de alta de 20% na venda de barras de chocolate em relação ao ano passado. Um dos motivos citados pelo gestor da categoria de confeitaria e panificação Vicente Laurindo é o crescimento da economia informal.

Laurindo refere-se àqueles que compram chocolates para fabricar ovos em casa e revender. "O pequeno transformador geralmente começa o negócio como uma brincadeira, mas isso ganha dimensão com o tempo", diz.

Um exemplo é a estudante de Direito Vanessa Geraldine, que começou a fazer ovos de Páscoa por gostar de culinária. "Aprendi num curso em São Bernardo. Ano passado quase não dei conta dos pedidos: foram 50 entre ovos e caixas de trufa", diz. Neste ano, a produção deverá ser o dobro. AM




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