Automóveis Titulo
Em busca de lugar ao sol
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem quiser concorrer de igual para igual no disputadíssimo segmento de sedãs médios tem de se esforçar muito. Composto por competidores fortes, esse mercado tem hoje, na liderança isolada nos primeiros cinco meses do ano, o Toyota Corolla, com fatia de 32,12% - nada menos que 21.850 unidades emplacadas -, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Na segunda colocação vem o Honda Civic (13.344), seguido do Chevrolet Vectra (8.279).

Preço pode ser um fator decisivo para conquistar novos consumidores e é também um dos principais atrativos dos rivais deste comparativo. Colocamos lado a lado o quarto e o oitavo colocados em vendas, respectivamente Fiat Linea e Nissan Sentra. Ambos foram avaliados em suas versões de entrada, equipadas com câmbio manual, o que faz com que se leve muito em conta o custo-benefício.

A versão mais despojada do Linea é a LX, com preço a partir de R$ 57.450. O Sentra, por sua vez, custa R$ 54.990.

Ambos têm o mesmo comprimento, pesos semelhantes e dispõem de itens de série como air bag duplo, ar-condicionado e trio elétrico. O Fiat tem direção hidráulica, enquanto o Nissan oferece direção elétrica, o que facilita as manobras.

DESEMPENHO - Equipado com propulsor 2.0 bicombustível que gera 16 cv a mais que o do concorrente, que tem sob o capô o 1.9 16V Flex (143 cv ante 127 cv), e 1,7 mkgf a mais de torque (20,3 mkgf ante 18,6 mkgf), o Sentra oferece saídas mais rápidas e retomadas mais eficientes. O câmbio manual de seis marchas tem engates suaves, mas na unidade avaliada a embreagem estava alta e dura.

Ambos apresentam boa estabidade e dirigibilidade.

ESPAÇO E CONFORTO - Se, por fora, o Linea tem design mais atraente, internamente o Nissan é mais generoso com os ocupantes. Com oito centímetros a mais de distância entre os eixos, o modelo acomoda melhor as pernas dos que sentam no banco traseiro. O Linea, por sua vez, ganha no espaço para bagagem: são 58 litros a mais de capacidade no porta-malas.

O Fiat oferece computador de bordo, com informações como autonomia e distância percorrida. O Nissan, contudo, deixa a fábrica com freios ABS, que são opcionais no rival e aumentam o preço em R$ 767.

O Sentra também vem de série com controlador de velocidade, muito útil quando se está em uma estrada.

O Linea tem a vantagem de oferecer opcionais interessantes, como o sistema Blue&Me - que inclui bluetooth, comando de voz para rádio e celular, volante de couro com comandos do rádio e telefone, com custo adicional de R$ 1.028 - e o Blue&Me Nav, por R$ 2.249, que, além dos ouros itens mencionados, traz navegador. Também são oferecidos bancos de couro, rodas de liga leve de 15", ou simplesmente o volante de couro com comandos do rádio.

Por custar R$ 2.460 a menos, oferecer melhor desempenho e espaço maior para os ocupantes, o Sentra demonstra ser a opção mais interessante de compra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;