Internacional Titulo
Prisioneiros dizem que Bin Laden está no Afeganistão
Do Diário OnLine
17/12/2001 | 15:24
Compartilhar notícia


As buscas pelo líder supremo do Talibã, Muhammad Omar, e do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, continuam no Afeganistão. Prisioneiros capturados pelas forças anti-talibãs afirmaram nesta segunda-feira que Bin Laden não fugiu para o Paquistão. Já o esconderijo de Omar teria sido descoberto em Bagran.

Há informações de que a Aliança lançará brevemente um ataque contra a região de Bagran, onde o braço direito direito de Bin Laden estaria escondido com mais 500 soldados Talibãs. Os Estados Unidos dariam apoio aéreo à operação.

O diretor da inteligência de Kandahar, Haji Gullala, afirmou que o mulá Omar foi para as montanhas localizadas a 160 quilômetros de Kandahar com muitos veículos e armas.

Apesar da Aliança do Norte ter anunciado que tomou o controle de Tora Bora, os bombardeios contra a região continuaram na manhã de segunda. As autoridades norte-americanas insistem em afirmar que o conflito só terá fim quando o terrorista Osama Bin Laden for capturado. Pelo menos seis grandes disparos foram ouvidos nas cerca de oito milhas de Tora Bora, próximo a fronteira com o Paquistão, segundo informações da CNN.

Nesta segunda, o ministro da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, afirmou que não acredita que a Al Qaeda tenha sido liquidada em território afegão e, por isso, prosseguem os bombardeios.

A Aliança do Norte afirmou que capturou 35 inimigos e matou 200 soldados talibãs neste fim de semana. Nesta segunda, foram apresentados à imprensa integrantes da Al Qaeda capturados.

Os Estados Unidos já ofereceu um prêmio de R$ 10 milhões por informações que levem à captura de mulá Omar. Por Bin Laden, os norte-americanos oferecem US$ 25 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;