Internacional Titulo
Portugal é atingida por incêndios
Da AFP
19/08/2005 | 20:18
Compartilhar notícia


Bombeiros auxiliados por aviões tanque tentaram controlar dez incêndios que devastam as florestas no centro e no norte de Portugal nesta sexta-feira. Um grupo de mais de 200 pessoas combatem o pior dos incidentes, perto de um aeroporto nas proximidades da cidade de Viseu (centro). A principal estrada da região foi fechada.

Segundo os serviços de segurança, as chamas se aproximam das casas da cidade. Em outra área, mais de 100 bombeiros utilizando cinco aviões foram mobilizados para lutar contra um incêndio perto da cidade de Pampilhosa da Serra, no centro do país. A situação "é muito complicada, nós não sabemos o que vai acontecer. Este incêndio será difícil de controlar", declarou o chefe dos bombeiros de Pampilhosa da Serra, João Alves, à rádio TSF.

Em todo o país, 2,2 mil bombeiros, 27 aviões tanque e mais de 500 veículos estão tentando controlar o fogo. Onze unidades de soldados vigiam as áreas já circunscritas para impedir a propagação do fogo.

O primeiro-ministro português, José Socrates, anunciou um plano de prevenção para reduzir as principais causas dos incêndios. O governo dará ajuda financeira às empresas, aos agricultores e aos municípios. A indenização pode chegar a 12,5 mil euros por casa destruída.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;