Economia Titulo
EUA apóiam acordo entre FMI e Argentina
Das Agências
22/08/2001 | 15:26
Compartilhar notícia


Altos funcionários do governo dos EUA expressaram nesta quarta-feira sua satisfação com o acordo anunciado ontem entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Argentina, que prevê um aumento de 8 bilhões de dólares na linha de crédito deste país.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick, afirmou que, dando seqüência ao acordo, ele deve se reunir com os ministros do comércio da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. "O objetivo desta reunião será colocar nosso interesse de agora em diante de converter o livre comércio como motor do crescimento econômico a nível mundial, regional e bilateral", afirmou Zoellick en um comunicado.

As discussões também vão girar em torno do início de um novo ciclo de negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC) e sobre a criação de uma zona de livre comércio das Américas.

O secretário do Tesouro, Paul O'Neill, tinha dito antes que o empréstimo suplementar de 8 bilhões de dólares, combinado com o FMI, vai ajudar a fazer mais sustentável a situação fiscal da Argentina.

Num comunicado, O'Neill afirmou que se trata de uma etapa suplementar na busca de uma solução a longo prazo dos problemas econômicos da Argentina. "Uma parte do programa será destinado especificamente para ajudar numa reestruturação voluntária da dívida argentina, para levar-lhe a uma situação mais suportável", acrescentou. "Há muito trabalho ainda por fazer e continuaremos com o FMI para ajudar a Argentina a recuperar o crescimento de sua economia", disse o secretário do Tesouro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;