Nacional Titulo
MP pede inquérito contra governador de Rondônia
Do Diário OnLine
Com Agências
17/09/2004 | 21:30
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), nesta sexta-feira, abertura de inquérito contra o governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, por envolvimento em questões referentes à extração de diamantes na reserva indígena Roosevelt, do povo Cinta-Larga. Cassol é suspeito dos crimes de responsabilidade, facilitação de contrabando e descaminho e prevaricação.

O caso ganhou repercussão nacional após a chacina que vitimou 29 garimpeiros e levou à prisão de envolvidos com atividades ilícitas de garimpagem em terras indígenas.

A ação penal para apurar a atuação de uma suposta organização criminosa, cuja finalidade seria extrair clandestinamente diamantes da terra indígena Roosevelt, foi instaurada. Entre os envolvidos, estariam caciques, funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio), policiais civis e federais e contrabandistas de diamantes.

A investigação apontou para o envolvimento do governador. Um dos acusados de ser líder da quadrilha – ao lado dos policiais federais José Bocamino e Marcos Aurélio Soares, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo –, Marcos Glikas, afirmou em interrogatório que o governador de Rondônia tinha conhecimento das atividades ilícitas da organização criminosa.

Por fim, o MP levanta a posição pública assumida por Cassol no caso da chacina de garimpeiros dentro da reserva Roosevelt. O governador foi francamente favorável ao garimpo ilegal, chegando, segundo o MP, a incentivar a prática e repudiar a ação constitucional da Funai em entrevistas à televisão.

O pedido de abertura de inquérito apresentado pelo MP solicita a tomada de depoimentos de Vivian e Gonzales; a apresentação dos originais das fotos que comprovariam os encontros entre Cassol e o contrabandista Glikas e outros procedimentos judiciais e periciais necessários à instrução do processo, como a remessa dos autos da Operação Lince, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;