Economia Titulo
Mantega nega redução de IPI para linha branca
25/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou ontem que esteja em estudo o retorno de alíquotas reduzidas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da linha branca. "Neste momento não se cogita a redução do IPI nem para a linha branca nem para outro setor", afirmou.

De acordo com ele, o Ministério da Fazenda não encomendou um estudo ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para obter uma nova classificação da eficiência energética de produtos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. "Esse estudo já existe há tempo lá tanto para a linha branca como para automóveis. Isso faz parte do estímulo para o aumento da produtividade e redução de emissões de poluentes", declarou.

"Vocês devem se lembrar que nós formamos no ano passado um grupo de trabalho na indústria automobilística para obter aperfeiçoamento e tecnologias não poluentes. Mas primeiro é preciso que haja essas tecnologias e avanços para se pensar em alguma coisa e isso não está próximo de acontecer", acrescentou.

Mantega reiterou não ter encomendado nenhum estudo ao Inmetro e negou preocupação com a queda nas vendas dos produtos da linha branca, que de acordo com os varejistas foram 20% menores em maio ante maio de 2009. "Essa redução já era esperada porque tínhamos dado um grande estímulo e agora elas voltaram ao normal. A renda da população está elevada, o emprego está aumentando, portanto, naturalmente a população vai consumir esses produtos sem o estímulo fiscal."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;