Nacional Titulo
MT registra quarta morte por febre amarela
Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 15:42
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso confirmou nesta terlça-feira a quarta morte provocada por febre amarela silvestre este ano.

A vítima, J.A.B., 38 anos, nao era vacinado e morreu dia 1º. Ele era de Jaú (SP) e estava trabalhando há três meses na Fazenda Estrela de Ouro, no município de Nova Canaa, Norte do Estado.

Pelo menos em seis municípios de Mato Grosso já foram apresentados casos de febre amarela autóctone - ou seja, em que a pessoa nao foi infectada em outra regiao do país. A doença voltou a preocupar desde o mês passado, quando três pessoas que moravam em diferentes regioes do Estado morreram. As vítimas trabalhavam em fazendas.

Estao sendo aguardados para os próximos dias a confirmaçao de mais oito casos suspeitos de febre amarela silvestre. As análises estao sendo feitas no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Com o aumento dos registros da doença, a secretaria de Saúde está intensificando a vacinaçao na zona rural.

A vacina é a única forma de prevençao da doença uma vez que é praticamente impossível fazer a captura do mosquito haemagogus - transmissor da doença - nas zonas rurais. Em 1999, o Estado registrou 5 casos de febre amarela silvestre com 3 óbitos. A variedade urbana está erradicada desde 1942 no Brasil.A chefe da divisao da Vigilância Epidemiológica, Beatriz Alves de Castro, descarta a possibilidade de surto. Ela atribui o aumento de notificaçoes à divulgaçao na imprensa sobre a ocorrência da doença no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;