Automóveis Titulo
Bridgestone/Firestone substitui presidente da filial americana
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 18:52
Compartilhar notícia


O grupo japonês de pneus Bridgestone anunciou nesta terça-feira a demissao do presidente japonês da Firestone, sua filial americana, Masatoshi Ono, 63 anos, e sua substituiçao pelo americano John Lampe, 53 anos, que foi anteriormente diretor geral da Firestone. O anúncio foi feito pelo grupo durante entrevista à imprensa, em Nashville (Tennessee), tendo sido interpretado como uma tentativa por parte da empresa de melhorar a imagem, abalada com o episódio dos pneus com defeito.

O grupo Bridgestone/Firestone decidiu em agosto passado retirar do mercado 6,5 milhoes de pneus defeituosos, adaptados principalmente aos Ford Explorer 4X4, e que teriam causado a morte de pelo menos 103 pessoas nos Estados Unidos e 50 em outros países.

"Sabemos que nao podemos acusar ninguém, exceto a própria empresa Bridgestone/Firestone", destacou Lampe durante a entrevista, na qual apresentou um pedido de desculpas às famílias das vítimas.

Ele ainda estimou que o grupo superará as conseqüências da decisao de substituir os 6,5 milhoes de pneus, precisando que 3,7 milhoes já foram retirados e que a operaçao será concluída em novembro.

Segundo o grupo, Masatoshi Ono teria se demitido por motivos de saúde. Sua saída da empresa nao estaria diretamente relacionada ao caso.

Na opiniao de Hiro Mori, da Automotive Consulting, a substituiçao de Masatoshi Ono nao foi uma surpresa. "Alguém tinha que assumir a responsabilidade pelo desastre financeiro, de modo a preservar a imagem do grupo". De acordo com sua interpretaçao, "trata-se também de uma questao de honra, um conceito muito importante no Japao".

É evidente, acrescentou, que a saída do presidente da Firestone nao bastará para restaurar a imagem do grupo; "nao seria de se admirar que a Bridgestone decida posteriormente abandonar a marca Firestone".

Mori também destacou o fato incomum para uma empresa japonesa de escolher um executivo de outra nacionalidade para dirigir uma de suas filiais no exterior. Os grupos japoneses privilegiam geralmente um dos seus para garantir um diálogo com a direçao no Japao, destacou.

Em seu discurso de posse, Lampe destacou que "sua primeira açao como presidente "será apresentar desculpas sinceras a todos aqueles que sofreram perdas pessoais ou que tiveram problemas com os pneus Firestone". "Podemos discutir as causas e as responsabilidades, mas isto nao muda nada o fato de que houve acidentes trágicos, e estou profundamente desolado por isso", acrescentou.

A nova equipe de Lampe incluirá Isao Togashi, 58 anos, atualmente vice-presidente encarregado da fabricaçao de pneus e de novos produtos Bridgestone no Japao, que dirigirá a cadeia de produçao da filial americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;