Cultura & Lazer Titulo Em cartaz
Caleidoscópio musical

Espetáculo, com estreia marcada para quinta-feira na
Capital, comemora 50 anos de carreira de Gilberto Gil

Miriam Gimenes
15/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Inventado na Inglaterra em 1817, o caleidoscópio é um aparelho óptico formado por tubo recheado com fragmentos de vidros coloridos que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas de efeito visual. Metaforicamente falando, será esta a sensação de quem assistir a Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical, que estreia na quinta-feira, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. A dramaturgia e texto são de Gustavo Gasparani, a produção é de Sandro Chaim.

O espetáculo, que comemora 50 anos de carreira do cantor e compositor, traz ao palco todas as cores que Gil pintou ao longo destes anos e que tomam formas diferentes a cada canção. “Tenho a sensação de que se trata de uma exposição da obra dele. Cada ‘quadro’ permite que o espectador viaje de acordo com a relação que tem com as suas músicas”, analisa Gustavo. Cada um, portanto, constrói seu próprio Gil. Isso porque não se trata de uma obra biográfica. “A única coisa que ele pediu foi que não fizéssemos isso. Era para priorizarmos a obra dele”, acrescenta Gustavo. O homenageado, portanto, não participou do processo de criação do espetáculo.

Com a premissa ‘o poeta, a canção e o tempo’, o autor mergulhou nas letras do baiano, documentários, nos 20 livros que contam sua vida e dividiu tudo em 11 cenas, descritas como uma “montanha-russa de emoções.” Entre os temas abordados estão sua origem musical, tropicalismo, negritude, amor, religiosidade, tecnologia, futurismo, política e genialidade. Fazem parte do elenco oito atores – Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima – que ensaiaram durante três meses para dar vida ao musical. Cada um deles também insere, durante a apresentação, um texto pessoal falando da relação que tem com o homenageado.

Gilberto Gil, Aquele Abraço – Musical. No Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2.823. Até 15 de maio. Quintas e sextas, às 21h; sábados, às 18h e às 21h30; e, aos domingos, às 18h. Os ingressos no setor 1 custam a partir de R$ 60 e, os do setor 2, a partir de R$ 25. Eles podem ser comprados na bilheteria ou no site www.ingressorapido.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;