Economia Titulo
Vale faz oferta para comprar grupo Paranapanema
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/07/2010 | 07:50
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Vale S.A (antiga Vale do Rio Doce) está lançando oferta pública para a aquisição do grupo Paranapanema, que tem duas fábricas em Santo André. O valor do negócio pode chegar a R$ 2 bilhões.

Um dos objetivos da companhia mineradora é se transformar a médio prazo numa das principais produtoras de cobre no mundo. Atualmente, já tem capacidade de produção de 300 mil toneladas anuais do metal, obtidos em parte da mina de Sossego, em Carajás, no Estado do Pará, e como subproduto do níquel no Canadá.

A Paranapanema, por sua vez, é líder na produção de cobre refinado no Brasil. Possui, entre outras operações, uma refinaria em Camaçari, no Estado da Bahia, e três plantas para a fabricação de itens derivados dessa matéria-prima (tubos, conexões e fios). Duas delas ficam no Grande ABC - que geram 1.200 empregos - e uma no Espírito Santo.

A expectativa no mercado financeiro é de que o negócio será concretizado. Colabora para isso o fato de que a acionista majoritária da Paranapanema é a Previ (fundação de previdência dos funcionários do Banco do Brasil), que também possui a maior fatia do consórcio Valepar, detentor do controle da gigante do minério de ferro.

O analista Leonardo Alves, da corretora Link Investimentos, recomenda a venda aos acionistas. "Não acreditamos que a oferta seja rejeitada", afirma. A Vale fará leilão no dia 1º de setembro para a compra de todas as ações.

Além disso, a líder na área do cobre também vinha fazendo sua reestruturação acionária. Em 2009, fechou o capital da subsidiária Caraíba Metais, incorporada a seu capital. E neste ano, fez o mesmo com a Eluma, que era dona das fábricas de tubos, conexões e fios.

Preocupação - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Cícero Firmino, o Martinha, afirma que há preocupação com os empregos nas duas unidades da região e que vai buscar informações junto à direção da empresa.

Para o analista da Link, esse receio pode se justificar. Ele avalia que a Vale teria interesse em praticamente todas as operações da Paranapanema, com exceção da laminação do cobre sob a marca Eluma.

Resultados - O aumento no preço do minério de ferro impulsionou os resultados financeiros da Vale, que anunciou ontem à noite que obteve lucro de R$ 6,635 bilhões no segundo trimestre.

O valor é 344,2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior e reflete a recuperação de preços e volumes vendidos após a crise financeira mundial. (Com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;