Economia Titulo
Otis recebe incentivo fiscal e vai ficar em S.Bernardo
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
31/03/2011 | 07:33
Compartilhar notícia


 

A Elevadores Otis vai investir cerca de US$ 30 milhões em nova fábrica, cujas obras devem ser concluídas até meados de 2012, em São Bernardo. A atual unidade fabril, por sua vez, será desativada.

A decisão de fazer o aporte ocorre depois de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do apoio oferecido pela Prefeitura.

Isso porque a empresa cogitava sair da região e transferir sua linha de produção para Vinhedo, onde também tem instalações. Com o risco da perda de 430 empregos da fabricante, o sindicato iniciou, no ano passado, conversações para minimizar os custos para a continuidade da atividade no Grande ABC. Segundo o presidente da entidade sindical, Sérgio Nobre, houve o compromisso de não reajustar salários da fábrica acima da inflação pelos próximos três anos.

A Prefeitura, por sua vez, orientou a empresa em relação à possibilidade de utilização da lei de incentivos fiscais, que permite a redução de impostos municipais em contrapartida a investimentos em expansão. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson da Conceição, estima que benefício a ser concedido à fabricante deve girar em torno de R$ 1 milhão, principalmente com abatimento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pelos próximos dez anos.

Conceição acrescenta que, além do incentivo, a administração municipal contribuirá com a agilização dos processos burocráticos para instalação da nova unidade fabril.

Situada em São Bernardo desde 1991, a Otis ampliará em 50% a capacidade produtiva no município, com a fábrica, que será construída com conceitos de sustentabilidade (haverá o reúso de água e o aproveitamento da luz solar para iluminação da unidade, por exemplo).

Segundo o diretor de operações da empresa, Arthur Amaral, há também a perspectiva de expansão do quadro de funcionários, o que dependerá do aumento da demanda. Ele observa, no entanto, que o setor vem acompanhando o ritmo da construção civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;