D+ Titulo Trote
Faculdades buscam alternativas
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Além de proibir os trotes tradicionais, algumas universidades promovem os trotes legais, em que calouros são convidados a participar de ações solidárias - doar sangue, arrecadar alimentos - ou lutar por causas, como posse responsável. Neste ano, a Universidade Municipal de São Caetano defendeu o trânsito seguro. Os calouros levaram faixas e distribuiram panfletos para os motoristas nos faróis, além de dar camisetas para o motorista da vez.

"Trabalhamos juntos à universidade e escolhemos a programação. Cada um propõe uma atividade", explica Felipe Cirino, presidente da diretoria central dos estudantes da USCS. Na Universidade Metodista há doação de sangue dos alunos e familiares aos hemocentros da região, como o Hospital Mario Covas. No segundo semestre de 2011, participaram 115 calouros.

Também rolam palestras sobre os cursos, carreiras e apresentação do esquema da universidade durante a chamada semana de integração. "É o primeiro contato do jovem com o novo mundo. As universidades devem ter o cuidado e a responsabilidade de ser um momento agradável", acredita Joaquim Celso Freire, pró-reitor de extensão da USCS.

Marcelo Mauad, diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo, concorda: "É proibido trote dentro da faculdade e há mais de 10 anos não temos problema com isso aqui. Tudo acontece de forma bem light e fazemos questão de orientar os novos alunos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;