Política Titulo
Fernando Collor ingressa no PTB
02/02/2007 | 23:08
Compartilhar notícia


O ex-presidente e agora senador Fernando Collor de Mello (ex-PRTB) se filiou nesta sexta-feira ao PTB. A filiação contou com a presença do presidente do partido, Roberto Jefferson, que teve o mandato cassado em 2005 logo após denunciar o esquema do mensalão.

O nome de Jefferson passou a ser conhecido nacionalmente durante o processo de impeachment de Collor. À época, atuou como militante da tropa de choque de deputados que tentavam defender o então presidente.

Collor, durante a filiação, reconheceu que cometeu “um erro muito grande” quando foi Presidente da República, ao não dar o tratamento devido ao Congresso Nacional.

Collor disse que os seus então aliados, os deputados do PFL, Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Ricardo Fiuza (PE), ambos mortos, sempre cobraram dele uma atitude diferente na relação com o Congresso, mas na época preferia atuar como um presidente administrativo.

“Eu dedicava 80% do meu tempo à administração e apenas 20% à política, quando o chefe do governo no sistema presidencialista, ou seja, o chefe político da nação, tem de ter uma interlocução fluida com o Congresso Nacional, para assegurar uma base de sustentação que lhe permita governar”, afirmou Collor.

O ex-presidente, voltou a afirmar que até o final de março vai apresentar uma proposta de reforma partidária, contendo entre outras mudanças a adoção do regime parlamentarista de governo, a fidelidade partidária, financiamento público de campanha e a não obrigatoriedade do voto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;