Economia Titulo
Crise brasileira pode provocar dolarizaçao do continente
Do Diário do Grande ABC
27/01/1999 | 13:43
Compartilhar notícia


A crise do Brasil vai facilitar a dolarizaçao, que levaria à adoçao do dólar americano como única referência de todo o continente sul-americano, segundo técnicos franceses.

"Hoje o Brasil nao tem mais recursos para resistir à dolarizaçao pregada pela Argentina, nao somente para ela mas para todo o continente", estimou Christophe Cordonnier, dirigente do Crédit Agricole-Indosuez, em um colóquio sobre exportaçao.

``A dolarizaçao vai avançar no continente e ela se fará com o Brasil que nao tem meios de resistir', insistiu Bernard Mancier, presidente do CCF do Brasil, agência brasileira do banco francês.

Cordonnier vai mais longe. Estima que ``os Estados Unidos aproveitam esta crise para impulsionar sua grande idéia de uma área de câmbio livre cobrindo todo o continente americano', do Alasca à Terra do Fogo.

Tomar o dólar como única referência seria criar de facto as preliminares dessa área de câmbio livre, que do ponto de vista americano se limita atualmente ao Canadá, EUA e México.

A velha idéia de fazer do dólar a moeda única americana voltou à cena depois da decisao de Brasília de deixar flutuar o real, que se desvalorizou mais de 30% diante da divisa americana. Esta desvalorizaçao faz temer aos argentinos nao apenas terem produtos menos competitivos e serem inundados de produtos brasileiros, mas igualmente serem vítimas, por sua vez, da desconfiança dos mercados para com os países emergentes.

Dolarizar permitiria aos países, que a escolheram, verem baixar suas taxas de juros, ao preço de um abandono total de sua política financeira em benefício do banco central americano (FED).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;