Esportes Titulo
Campeã dos Jogos Regionais, São Caetano 'perde' medalhas
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
01/08/2005 | 08:54
Compartilhar notícia


Já em festa com o octacampeonato, São Caetano encerrou domingo a sua participação na 49ª edição dos Jogos Regionais, na Praia Grande, com 320 pontos, seguida das equipes de Santos (300) e São Bernardo (275). Mas apesar da liderança na classificação geral, a cidade do Grande ABC perdeu para Santos no número de medalhas. No ano passado, foram conquistadas 177 medalhas, das quais 82 eram de ouro. Este ano, a delegação de São Caetano, formada por 425 atletas, subiu 61 vezes ao topo do pódio e somou 134 medalhas, contra 225 do Santos. O ouro também brilhou mais vezes nas mãos dos santistas: 97.

Segundo o supervisor de eventos esportivos de São Caetano, Marcos Siarvi, Santos acumulou mais medalhas este ano devido à inserção de categorias voltadas a portadores de deficiências físicas e visuais na competição. "Essa modalidade é nova, não existia no regulamento dos Jogos no ano passado. Santos investiu nos deficientes e levou muito mais atletas do que São Caetano", afirmou Siarvi, satisfeito com a atuação da equipe, especialmente no futsal. "A gente conseguiu, no últimos dias, uma superação que resultou no título pela oitava vez. A maior surpresa foi o futsal: não esperávamos o título e tivemos uma ótima partida contra São Bernardo na final. As outras modalidades cumpriram a sua parte dentro das nossas expectativas".

Para Siarvi, a única insatisfação de São Caetano nos Jogos foi o posicionamento de São Bernardo no futebol feminino. "Eles pediram liminar na Justiça comum antes de esgotar todas as instâncias com o comitê desportivo. Já tinham sido penalizados." O resultado levou o time de São Caetano a perder vaga nos Jogos Abertos, embora não tenha sido prejudicado na contagem de pontos dos Jogos Regionais.

Na classificação geral, São Bernardo manteve a terceira posição assumida em Cotia em 2004 mas registrou aumento na quantidade de medalhas: 99 no total (38 delas douradas), contra as 84 (30) conquistadas na edição anterior do campeonato.

Santo André, por sua vez, pulou uma posição e assumiu o quarto lugar do ranking, com 180 pontos e 56 medalhas (16 de ouro). O número de ascensões ao pódio, no entanto, foi inferior ao de 2004, quando a equipe andreense trouxe 65 medalhas, sendo 18 de ouro.

Para Celso Luiz de Almeida, diretor de Esportes de Santo André, a diminuição de medalhas deve-se à natação. "No ano passado, nós tínhamos um convênio com a natação do Pinheiros, que era formada por vários atletas olímpicos. Sem eles este ano, é natural que a modalidade tenha conquistado menos medalhas. Além disso, nossa delegação (de 280 atletas) disputou apenas 32 modalidades, enquanto outras cidades chegaram a mais de 40. Mas o resultado foi excelente, melhoramos em termos gerais", explicou Almeida, que destaca as equipes masculinas de basquete, futsal e atletismo como as grandes revelações andreenses.

Mauá, em sétimo na pontuação, somou sete medalhas, contra quatro do ano passado. Diadema ficou em 13º lugar, com 60 pontos e quatro medalhas, seguida de Ribeirão Pires, com 58 pontos e um bronze. Rio Grande da Serra acabou na 34ª colocação, com quatro pontos. A próxima edição dos Jogos Regionais, em 2006, será realizada na cidade de Caieiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;