Política Titulo
CCJ examina pedido para novo depoimento de Jader
Do Diário OnLine
23/09/2001 | 20:09
Compartilhar notícia


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado examina nesta quarta-feira um pedido do senador Jader Barbalho (PMD-PA) para ser ouvido novamente no Conselho de Ética, alegando que a medida garante seu direito de defesa. Osmar Dias, recém filiado ao PDT, será o relator do pedido.

O pedido, feito por Jader Barbalho antes da votação do relatório dos senadores Jefferson Peres (PDT-AM) e Romeu Tuma (PFL-SP), na última quinta-feira, foi considerado uma manobra para adiar a votação final das investigações contra o senador paraense.

O presidente do Conselho de Ética, Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), enviou o pedido de Jader para avaliação no Conselho de Comissão de Justiça, argumentando que a medida evitaria reclamações posteriores. No entanto, estima-se que ele trabalhou ao lado de Jader.

Integrantes do Conselho de Ética, contudo, defendem que a CCJ deverá negar o pedido, pois Jader já depôs a um grupo de senadores do Conselho, em seu gabinete, o que elimina a tese de cerceamento de defesa.

Se o pedido for negado, o Conselho vota na quinta o relatório de Peres e Tuma. Se aprovado, ele será encaminhado à mesa do Senado, que terá um prazo para se pronunciar, durante o qual Jader poderá optar pela renúncia, para não perder os direitos políticos e ficar inelegível por oito anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;