Política Titulo
Miro Teixeira: Jefferson se negou a levar denúncia de 'mensalão' a Lula
Da Agência Brasil
06/06/2005 | 18:35
Compartilhar notícia


O deputado Miro Teixeira (PT-RJ), ex-ministro das Comunicações, confirmou nesta segunda-feira à Agência Brasil ter ouvido do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), em 2003, a história do suporto esquema de uma 'mesada', que seria paga pelo PT a deputados da base aliada para que votassem a favor do governo no Congresso Nacional. Teixeira afirma que por duas ocasiões convidou Jefferson a procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para relatar o fato, e que o presidente do PTB se negou a fazê-lo.

Por causa dessa atitude de Jefferson, Miro Teixeira diz duvidar que o presidente do PTB tenha levado a questão ao conhecimento do presidente. "Quando o Roberto Jefferson me contou o que estava se passando na visão dele, que ele testemunhou, eu disse imediatamente a ele: vamos ao Lula agora contar isso! E ele se recusou."

Indagado sobre por que não teria ele próprio ido contar ao presidente, Miro Teixeira explicou que, como não foi testemunha do caso, poderia acabar gerando uma "fofoca". "Senão eu começo a reproduzir um fato do qual eu mesmo não tenho convicção", diz. Miro Teixeira acrescenta que não saiu propagando a história depois de ouvir o relato de Jefferson por um dever de responsabilidade. "Não fui eu que presenciei. Como é que eu vou sair retransmitindo?"

Na avaliação de Teixeira, deve haver uma profunda investigação sobre o caso. Para o ex-ministro, "esse é o começo de uma história, não o fim". "Não há elemento de prova sobre nada disso. Mas a história tem de ser investigada", diz ele.

Para o deputado, o caso pode ser explorado por pessoas que desejem desestabilizar o governo federal. "Eu acho que o fundamental é nos concentrarmos no seguinte: isso não foi jamais do conhecimento do presidente Lula. Se ele (Jefferson) tivesse que ir ao presidente Lula, ele teria aceitado o convite que eu fiz na hora em que ele relatou".

Miro revelou que, tempos depois, já de volta à Câmara dos Deputados, quando deixou de ser ministro, voltou a convidar o presidente do PTB a denunciar o caso na tribuna. "Em nenhuma das duas oportunidades ele concordou. Então, eu duvido que depois ele tenha ido ao presidente Lula sozinho falar."

Em resposta ao requerimento formulado pela oposição para que as pessoas citadas por Roberto Jefferson compareçam ao Congresso para esclarecerem sua participação no caso do suposto "mensalão", Miro Teixeira diz que, "da parte dele", já está falando com a imprensa. "Não tenho nada a ocultar", afirma.

Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em sua edição desta segunda-feira, Jefferson diz ter tomado conhecimento, por intermédio de diversos parlamentares, da existência de um esquema de pagamento mensal a deputados, o chamado 'mensalão', no Congresso.

Deputados do PP e do PL, segundo ele, recebiam até o início deste ano R$ 30 mil por mês. Ainda segundo Jefferson, esse dinheiro seria pago por Delúbio Soares, tesoureiro do PT. O presidente do PTB diz que, desde o início de 2004, levou essa informação sobre o suposto pagamento a vários ministros e, por fim, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro deste ano - após o que o esquema teria sido encerrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;