Nacional Titulo
TAM: investigação não descarta dolo eventual de responsáveis por acidente
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/07/2008 | 08:50
Compartilhar notícia


O promotor e o delegado que conduzem a investigação sobre a queda do Airbus A320 da TAM, ocorrida há um ano, afirmaram nesta sexta-feira que não está descartada a possibilidade de os responsáveis pelo acidente responderem pelos crimes de homicídio e lesão corporal com dolo eventual (quando o agente assume o risco de produzir o resultado).

Os dois participaram de uma reunião, em São Paulo, com parentes das vítimas do acidente, para apresentar um balanço sobre o inquérito. Sete pessoas devem ser citadas como responsáveis pelo acidente. De acordo com o delegado da Polícia Civil de São Paulo Antônio Barbosa, o inquérito dobre o caso está quase pronto e até agora há provas para o indiciamento somente por homicídio e lesão corporal culposos (sem intenção).

Porém, ele afirmou que a fase final da investigação pode trazer à tona novos indícios, que poderão mudar a culpabilidade dos responsáveis pelo acidente.

Segundo o promotor Mário Luiz Sabugo, do Ministério Público de São Paulo, se houver alguma dúvida sobre o dolo eventual dos indiciados, eles devem ser denunciados como se tivessem assumido o risco pelo acidente. "Se houver qualquer dúvida, essa dúvida será a favor da sociedade", disse Sabugo.

Para os familiares das vítimas, o dolo eventual seria a melhor forma de indiciamento, porque possibilitaria uma punição mais severa para os responsáveis pelo acidente.

Reuniões - Ainda nesta sexta-feira os familiares das vítimas farão uma reunião com o arquiteto Ruy Ohtake sobre o projeto do memorial em homenagem às vítimas, a ser construído no local do acidente. Às 18h, o encontro será com o advogado criminalista Eduardo César Leite, representante jurídico das famílias no inquérito criminal que investiga o acidente.

Fim de semana - Durante o final de semana as homenagens às vitimas do acidente continuam. No sábado (19), parentes das vítimas desenharão um coração com pétalas de rosas na Praça da Sé, região central da capital paulista. Biombos com imagens das vitimas serão colocados nas escadarias da catedral da Sé.

O dia também será marcado por uma celebração presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer. As homenagens terão início às 11h.

Já no domingo, familiares e amigos das vítimas se reunirão com autoridades do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a partir das 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;