Turismo Titulo
Festa da superação no Rio
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


O Rio de Janeiro se prepara para receber a maior festa popular do Brasil. Só no ano passado, a Cidade Maravilhosa recebeu 800 mil turistas no Carnaval. O ponto alto, sem dúvida, é o desfile das escolas do grupo especial na Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí. Quem quiser acompanhar o agito de perto precisa correr para ainda garantir ingressos na Central Liesa de Atendimento e Vendas (0xx21 2233-8151 ou www.liesa.com.br).

O samba-enredo, as belas mulatas, a grandiosidade dos carros alegóricos e a alegria do povo são marca registrada do Carnaval carioca. Mas neste ano, a festa também será lembrada pela garra e superação. O Carnaval do Rio teve sua segunda-feira de cinzas a um mês dos desfiles. Um incêndio na Cidade do Samba atingiu oito carros alegóricos e 3.300 fantasias. Portela, União da Ilha e Grande Rio foram as mais atingidas. As três escolas receberam aporte de R$ 3 milhões da prefeitura e organizaram força-tarefa para reconstruir parte das alegorias. Por conta disso, nenhuma escola será rebaixada.

O Carnaval à moda antiga também tem vez nas ruas cariocas. Na Cinelândia, a festa ao ar livre dura cinco dias revivendo o clima dos antigos bailes embalados por marchinhas. Já no Copacabana Palace, o luxo toma conta no baile do sábado de Carnaval. Outras casas noturnas e clubes aderem à Folia e promovem animados bailes à fantasia, também para crianças.

A festa conta com o Concurso Oficial de Fantasias do Hotel Glória, no sábado. Fantasias imensas e deslumbrantes, representando personagens históricos ou conceitos variados, botam à prova a criatividade de homens, mulheres e de drag queens que prestigiam o evento.

E é nos blocos de rua que a paquera rola solta. Aparecer na Avenida Rio Branco, no centro, ao cair da tarde, é diversão certa. Lá os foliões fazem a festa em grupos tradicionais como o Cordão da Bola Preta, o Cacique de Ramos e o Bafo da Onça, entre outros.

Já os bairros, principalmente aqueles da Zona Sul, Gávea, Ipanema, Leblon, Copacabana e Botafogo, dão o toque da Folia com suas bandas e blocos que já anteciparam a empolgação durante os ensaios pré-carnavalescos. Basta chegar e participar. Se preferir, compre a camiseta e comece a dançar na concentração. Alguns dos grupos mais concorridos são: Banda de Ipanema, Simpatia é Quase Amor, Monobloco, Dois pra lá, Dois pra cá, Suvaco do Cristo e Clube do Samba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;