Internacional Titulo
Organizações humanitárias pedem ajuda a Angola
Da Agência EFE
09/08/2002 | 12:44
Compartilhar notícia


Várias organizações humanitárias pediram nesta sexta-feira ajuda urgente para Angola, onde as pessoas que fizeram migrações durante os 30 anos de guerra querem voltar o mais rápido possível para suas casas agora que foi estabelecido um cessar-fogo.

Pela primeira vez em 30 anos o número de pessoas que querem voltar para suas casas supera o de novas migrações, explicou a porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Christiane Berthiaume, que acrescentou que também foi registrado um movimento de volta de refugiados angolanos da Zâmbia e da República Democrática do Congo.

Neste momento há cerca de 400 mil deslocados internos em Angola e há duas semanas iniciou-se um forte movimento de retorno para seus lugares de origem apesar de a situação de segurança ser muito instável e existir um enorme perigo pelas minas.

Os especialistas do programa vão realizar uma avaliação imediata das condições de segurança e, caso seja necessário, será iniciado de forma urgente um programa de ajuda a estas pessoas. Além disso, o acesso continua sendo muito difícil para algumas regiões, como Alto Chicapa, na província de Lunda Sul, região na qual o PMA está tentando chegar há três semanas, já que recebeu relatórios que indicam que há centenas de pessoas com graves problemas de desnutrição.

Nestes momentos, o PMA faz chegar 60 por cento de sua ajuda por avião e 40% por caminhões, já que nem todas as estradas estão abertas, mas o objetivo é mudar esta proporção já que os envios por terra são mais fáceis e mais baratos de organizar que os aéreos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;