Automóveis Titulo
Mexicanos ou brasileiro?
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Os três modelos competem no segmento de sedãs compactos, liderado com boa margem pelo Honda City - que teve 3.700 unidades emplacadas neste ano até a primeira quinzena de fevereiro.

Para atrair mais consumidores e conquistar maior participação de mercado, cada um deles conta com características bem distintas.

Dois deles são mexicanos e entraram no mercado brasileiro no ano passado. O Ford Fiesta Sedan SE, mais conhecido como New Fiesta, começou a chegar em agosto de Cuautitlán. O Nissan Tiida Sedan, por sua vez, passou a ser vendido por aqui em julho, vindo de Aguascalientes. O terceiro concorrente deste comparativo é o velho conhecido Volkswagen Polo Sedan, produzido na planta de São Bernardo desde 2002.

Vestido com o conceito de sedã esportivo, o New Fiesta é um modelo global da Ford que valoriza o design. Com linhas elegantes, passa imagem de fluidez e modernidade.

Outro ponto forte é o nível de equipamentos. No catálogo inicial, que tem preço de R$ 50.150, o sedã vem com itens como direção elétrica, ar-condicionado, CD player, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores, travas e vidros elétricos.

Na opção mais completa, que custa R$ 55.170, o modelo sai de fábrica com bancos de couro, freios ABS e sete air bags.

Internamente, o acabamento é bem cuidado, as linhas são arrojadas, em harmonia com o exterior. Também são boas a posição de dirigir e a manobrabilidade. A suspensão é firme, mas confortável, e passa segurança nas curvas.

O motor Sigma 1.6 16V Flex, produzido em Taubaté (SP), conversa bem com a transmissão manual de cinco velocidades da família IB5, também feita em Taubaté, oferecendo bom desempenho.

Quem senta atrás conta com três apoios de cabeça e três cintos de três pontos retráteis, mas o espaço para as pernas não é tão generoso. O porta-malas leva 440 litros.

O mexicano de olhos puxados tem como principais virtudes o preço mais em conta dos três (R$ 44,5 mil), o motor mais potente e o espaço mais avantajado tanto para passageiros como para bagagem.

Seu motor 1.8 16V flexível empurra com tranquilidade os 1.176 quilos do Tiida Sedan, oferecendo ótimas saídas e retomadas. O câmbio manual tem seis velocidades.

Os passageiros do banco traseiro não têm do que reclamar: há espaço de sobra para acomodar três pessoas, mas só há dois apoios de cabeça e dois cintos de três pontos. O porta-malas é o maior, com 467 litros.

O Nissan sai de fábrica com bom nível de equipamentos. São de série direção elétrica, ar-condicionado, CD player, computador de bordo e trio elétrico. Sua falha é não oferecer itens como air bags, freios ABS e rodas de liga leve nem como opcionais. Outro ponto fraco é o design. Se o Tiida hatch é simpático, a configuração de três volumes não é harmoniosa.

O Polo Sedan tem suas qualidades. Entre os rivais deste comparativo, é o que mais se aproxima, em vendas, do líder City, com 1.667 unidades emplacadas até 15 de fevereiro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Motor e câmbio funcionam em harmonia, a suspensão é confortável, sem ser mole, o espaço agrada no banco traseiro e no bagageiro. Quem vai atrás, no entanto, conta com apenas dois apoios de cabeça e dois cintos retráteis de três pontos. O central é subabdominal, como no Nissan.

VEREDICTO - O Fiesta Sedan SE leva a melhor pelo conjunto: entrega conceito mais moderno, design atual e atraente, além de bom nível de equipamentos. Em segundo lugar fica o racional Tiida Sedan, com bom custo-benefício, desempenho e espaço. O Polo Sedan, que precisa de atualização, fica na lanterna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;