Nacional Titulo
Sudeste terá chuva forte no fim de semana, alerta meteorologista
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
05/01/2007 | 18:50
Compartilhar notícia


As chuvas na região Sudeste devem continuar neste fim de semana e durante boa parte do mês de janeiro, segundo o meteorologista Marcos Barbosa Sanches, do CPTec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

“Vamos ter mais chuvas em janeiro, com certeza. Não conseguimos prever quando ocorrerão, mas no curto prazo, o que temos para esse final de semana é mais uma frente fria chegando na região”, disse. Segundo ele, o volume será expressivo e poderá trazer “outros transtornos para a sociedade”.

As chuvas mais críticas neste sábado e domingo, segundo Sanches, vão ocorrer em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Já no início da próxima semana, devem se movimentar mais para a região do Espírito Santo e norte de Minas Gerais”.

O meteorologista explica que as intensas chuvas têm origem na região amazônica. “Essas áreas de instabilidade têm sido alimentadas por muita umidade vinda da Amazônia, que acaba formando nuvens densas”.

Sanches faz a ressalva de que é normal chover muito em janeiro, mas lembra que o índice pluviométrico está concentrado nos dias iniciais do mês. “Temos aí alguns volumes próximos da média histórica em apenas cinco dias de chuva”.

O CPTec não sabe dizer qual o volume de chuvas do Sudeste como um todo, mas estima que a cidade da região onde choveu mais neste início de ano foi Juiz de Fora (MG), com 185mm. Em São Paulo, Pirassununga teve o maior índice: 152mm.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;