Internacional Titulo
Fósseis de dinossauros sao encontrados em Níger
Do Diário do Grande ABC
11/11/1999 | 15:39
Compartilhar notícia


Os restos fósseis de dinossauros gigantes quase completos, pertencentes a uma espécie até entao desconhecida e que viveu há 135 milhoes de anos, foram encontrados por uma equipe franco-argelina-americana no Norte de Níger, informou a revista Science. Esta nova espécie do cretáceo, que recebeu o nome científico de ``Jobaria tiguidensis' (por ``Jobar', seres enigmáticos das lendas tuareg da regiao, e Tiguidi, nome do local em que foram encontrados os fósseis), era vegetariana.

Apesar de seu impressionante tamanho - mais de 17 metros de comprimento -, este saurópodo (dinossauro quadrúpede), munido de dentes que lhe permitiam cortar os pequenos ramos das árvores, devia ser uma presa fácil para as espécies de terópodos (dinossauros bípedes) carnívoros, informaram os membros da equipe de paleontólogos, dirigida pelo norte-americano Paul Sereno, da universidade de Chicago.

Os paleontólogos encontraram em 1996 um esqueleto quase completo, cujo exame recentemente concluído permitiu a obtençao de valiosos dados.

A nova espécie de dinossauros tem um aspecto sumamente primitivo. Os cientistas acreditavam que os saurópodos com dentes em forma de espátula desapareceram no final do período jurássico, ou seja, uns 20 milhoes de anos antes da época em que essa espécie vivia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;