Internacional Titulo
Mais de cem ovos de dinossauro sao encontrados em Seul
Do Diário do Grande ABC
27/05/1999 | 11:35
Compartilhar notícia


Pesquisadores encontraram mais de 100 ovos de dinossauro fossilizados numa praia ao sul da capital sul-coreana, disseram nesta quinta cientistas da Universidade Nacional de Seul. Os especialistas acreditam que os ovos, de cor violácea, datam de 100 milhoes de anos. Foram encontrados entre as rochas de uma praia isolada perto de Bosung, 325 quilômetros ao sul de Seul.

``A regiao parece ter sido um importante setor de reproduçao de dinossauros. Esperamos encontrar mais ovos de dinossauro lá, além de alguns ossos', disse o professor Li Yong-il, da universidade local. A equipe de Li encontrou os ovos esta semana, quando estudavam a área depois que, em outubro passado, foi encontrada ali uma pegada de dinossauro.

Li e outros cientistas disseram que a descoberta indica que a península coreana foi uma das principais regioes de reproduçao de dinossauros no leste asiático, durante o período cretáceo. Na Coréia do Sul, China e Mongólia, foram encontrados antes ossos de dinossauros e cascas de seus ovos, mas nunca ovos completamente formados. Alguns dos encontrados esta semana sao ovais e outros redondos, medindo entre 9 e 15 centímetros de diâmetro, disseram os cientistas. Agora os pesquisadores esperam encontrar fetos nos ovos fossilizados, o que lhes permitirá saber de que tipo de dinossauro sao. Os dinossauros surgiram por volta de 225 milhoes de anos atrás e viveram até sua misteriosa extinçao, ocorrida há cerca de 65 milhoes de anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;