Internacional Titulo
França reafirma oposição a ataque ao Iraque
Da AFP
27/09/2002 | 14:53
Compartilhar notícia


O presidente francês, Jacques Chirac, reiterou nesta sexta-feira em uma conversa telefônica com o presidente americano, George W. Bush, que seu país se opõe a qualquer resolução que preveja o recurso automático à força contra o Iraque, disse a porta-voz da presidência em Paris.

Chirac lembrou que a França era a favor de uma resolução "simples e firme que mostre a unidade e a determinação da comunidade internacional" por uma volta rápida dos inspetores em desarmamento da ONU ao Iraque, assinalou Catherine Colonna.

"O Presidente da República também lembrou que a França continua mais a favor do que nunca de um processo em dois tempos, assim como a maioria da comunidade internacional, dada a gravidade das decisões que devem ser tomadas e suas conseqüências", acrescentou.

Bush telefonou para Chirac a fim de lhe explicar "as primeiras disposições" do projeto de resolução americano-britânica sobre o Iraque, assinalou a porta-voz.

O chefe da diplomacia francesa, Dominique de Villepin, também reafirmou a oposição de Paris a qualquer ação unilateral dos Estados Unidos contra o Iraque, especialmente para derrubar o atual regime em Bagdá.

"Quem vai julgar se um regime é bom ou não?", pergunta De Villepin em uma entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal indiano The Hindu. Isto "seria uma fonte de instabilidade e outros países poderiam sofrer o mesmo após o Iraque (....) Onde isto iria parar", advertiu o chanceler francês".

De Villepin estimou ainda que as atuais consultas sobre o Iraque devem ficar limitadas a um só objetivo: o retorno dos inspetores internacionais e o respeito de Bagdá as determinações da ONU na área do desarmamento.

As Nações Unidas devem seguir sendo o coração do processo, disse De Villepin, sem excluir uma nova resolução sobre as modalidades práticas do retorno dos inspetores de armas.

Em qualquer caso, toda ação necessária deve ocorrer sob a responsabilidade da ONU e não dos Estados Unidos, declarou o chanceler francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;