Nacional Titulo
Unicamp inaugura padaria com produtos sem conservantes
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugura nesta quinta-feira uma padaria que produzirá paes e massas sem conservantes. A Padaria da Saúde, como está sendo chamada, também oferecerá uma linha de produtos com ingredientes que podem reduzir o risco de doenças crônicas e degenerativas. Os produtos serao vendidos dentro da Unicamp, a preços de mercado.

"Professores, alunos e técnicos vao pôr, literalmente, a mao na massa, já que a padaria também servirá para treinamento e estágio", diz o coordenador do projeto, Yoon Kil Chang, professor da área de Tecnologia de Cereais. Os efeitos dos ingredientes e aditivos utilizados na panificadora serao estudados pelo pesquisador Han Kyngkoo, da Escola Paulista de Medicina. "A maior parte já tem sua eficácia comprovada", garante Chang.

Entre os produtos que estarao nas prateleiras, ele cita o pao com quitosana, um polissacarídeo obtido da casca de crustáceos e da raiz de plantas como chicória. A substância, segundo Chang, é usada no tratamento do colesterol e auxilia no emagrecimento. "A guitosana melhora o funcionamento do intestino e diminui a probabilidade do câncer intestinal."

A padaria também produzirá o pao com farinha de soja. Segundo Changue, esse tipo de pao, enriquecido com oligossacarídeos de soja, ajuda a reduzir o risco de doenças cardio-coronárias. Também previne contra o câncer de cólon, intestino, mama e próstata; diminui os sintomas de menopausa; evita a osteoporose e o mal de Alzheimer; melhora o funcionamento intestinal, além de ser altamente nutritivo.

Serao utilizados, ainda, ingredientes como o ginseg coreano e a polpa de caju. O ginseng, segundo Chang, pode ser usado, entre outras receitas, no enriquecimento de sucos. "O produto é eficaz no combate ao estresse, melhora a circulaçao sangüínea, tem efeito contra impotência e é energético", garante. Já a polpa de caju, de acordo com o pesquisador, funciona como antibiótico para o Helicobacter pilori, bactéria responsável pelo câncer de estômago, gastrite e úlcera.

A panificadora funcionará na própria FEA, das 9h às 17h. O projeto, porém, nao ficará limitado à produçao de alimentos enriquecidos. "Também pretendemos interagir com a comunidade" explica Chang. Segundo ele, a FEA receberá sugestoes de novos produtos e de receitas que atendam às suas necessidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;