Nacional Titulo
Falta de vitaminas pode causar doença de moradores no Maranhão
Da Agência Brasil
29/06/2006 | 15:34
Compartilhar notícia


O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, disse nesta quinta-feira que a causa mais provável de uma síndrome neurológica que atingiu moradores do sul do Maranhão é a falta de vitaminas nas dietas das vítimas. Desde janeiro deste ano, 35 casos foram identificados. Até agora, dez pessoas morreram e oito estão internadas no Hospital Municipal de Imperatriz.

"O que parece ser a hipótese mais provável é uma doença carencial, uma deficiência de vitaminas na dieta das pessoas. Não é desnutrição, é uma carência de micronutrientes, nutrientes específicos", afirmou. "As pessoas não estão fisicamente desnutridas, mas na dieta delas falta alguma substância e essa falta leva a um quadro muito grave".

Outras duas possibilidades trabalhadas pelo ministério são a de o surto ter sido causado por uma doença transmissível ou a de as vítimas terem se intoxicado com algum produto usado na agricultura.

A maioria dos casos suspeitos é de homens jovens que trabalham na agricultura e consomem bebidas alcoólicas. São considerados casos suspeitos pessoas com idade entre 14 e 50 anos que moram nas regiões de Tocantins, Pré-Amazônica e na cidade maranhense de Barra do Corda e que, a partir de 1º de janeiro de 2006, apresentaram inchaço, diminuição de reflexos e da sensibilidade, podendo ou não ter reduzida a força muscular nas pernas.

Uma equipe do Ministério da Saúde e do Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), estão no Maranhão desde o dia sete de junho para investigar, junto com as secretarias estadual e municipais de Saúde, a síndrome que ocorre no estado.

"Toda a investigação epidemiológica está sendo feita. Fazemos a coleta de material ao estudo epidemiológico, a investigação aprofundada dos casos e a investigação também entomológica (de mosquitos). Como existe a hipótese infecciosa, vamos tentar identificar se há algum vetor, algum inseto transmissor de doença no local", esclareceu Luna.

Os exames serão realizados no Laboratório Central do Maranhão e no Instituto Evandro Chagas. Dados preliminares sugerem que a doença não é contagiosa. O ministério recomenda que os profissionais de saúde da região notifiquem os casos suspeitos às respectivas secretarias municipais de Saúde.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;