Nacional Titulo
Operação 'Gabiru' prende oito prefeitos e quatro ex-prefeitos em AL
Do Diário OnLine
Com Agências
17/05/2005 | 20:58
Compartilhar notícia


A Polícia Federal de Alagoas prendeu nesta terça-feira, durante a ‘Operação Guabiru’, oito prefeitos e quatro ex-prefeitos suspeitos de desviar dinheiro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), destinado à merenda escolar.

No total, 30 pessoas foram presas, entre secretários municipais, empresários e gerentes da Caixa Econômica Federal. O decreto de prisão temporária, expedido pelo desembargador Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região com sede em Recife, corre em segredo de Justiça.

O grupo vinha sendo investigado há oito meses com base em denúncias de irregularidades levantadas pela CGU (Controladoria Geral da União) e teria desviado, somente neste ano, R$ 2 milhões do FNDE.

Segundo o superintendente da polícia federal de Alagoas, Carlos Rogério, há outros mandados de prisão sendo executados. Ele disse que há indícios de que a quadrilha vinha lesando os cofres públicos há pelo menos 10 anos.

Os agentes federais também apreenderam computadores, armas e documentos durante a operação. Na sede da Polícia Federal de Maceió, a movimentação de advogados dos envolvidos é intensa. Eles estão tentando conseguir habeas-corpus ainda nesta terça, para permitir que os clientes respondam aos processos em liberdade.

A operação foi apelidada de ‘Gabiru’ em alusão ao rato conhecido no sertão por se alimentar de produtos estocados em armazéns.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;