Internacional Titulo
Bélgica descobre origem da contaminaçao por dioxina
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 11:04
Compartilhar notícia


Os pesquisadores belgas descobriram a origem da contaminaçao por dioxina depois que a análise das amostras recolhidas em Fogra - fornecedora da empresa de produçao de gorduras animais Verkest - acusou positivo, anunciou esta terça-feira a promotoria de Gantes. O responsável de Fogra, localizada em Bertrix, perto de Neufchâteau, na Valônia (Sul da Bélgica), foi interrogado pelos investigadoers. Em 8 de junho passado realizou-se a investigaçao de quinze funcionários da empresa ligada à reciclagem de gorduras animais e vegetal.

Além da dioxina, as análises revelaram a presença de PCB (piralenos). As concentraçoes de dioxina detectadas em Fogra sao consideravelmente mais elevadas do que as encontradas no fabricante Verkest, e por isso a primeira empresa foi considerada a origem da contaminaçao.

Os pesquisadores suspeitam da mistura, fortuita ou nao, de óleo de motor junto com outras gorduras recicladas e destinadas à alimentaçao de fazendas de suínos, de gado e aves de criaçao.

Esta descoberta confirma a hipótese das autoridades belgas sobre uma única origem da intoxicaçao por dioxina. Por sua parte, a Comissao decidiu empreender suas próprias investigaçoes para confirmar ou nao esta tese.

Em relaçao a estas descobertas, o tribunal de acusaçao de Gantes decidiu na manha desta terça a colocaçao em liberdade dos responsáveis da empresa flamenca Verkest, até o momento considerados supostos responsáveis pela intoxicaçao por dioxina. O advogado de Luc e Jan Verkest afirmou que a ``total inocência' de seus clientes agora está demonstrada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;