Internacional Titulo
Colorado: 10 anos do massacre de Columbine
Da AFP
19/04/2009 | 11:31
Compartilhar notícia
Da AFP


A cidade americana de Denver, no Estado do Colorado (EUA), recorda nesta segunda-feira o 10º aniversário do massacre na escola secundária de Columbine, protagonizado por dois adolescentes que mataram 13 pessoas antes de cometerem suicídio.

As bandeiras foram hasteadas a meio-pau em todo o Estado do Colorado, e familiares das vítimas e líderes comunitários se reuniram para recordar a tragédia de 20 de abril de 1999, quando os adolescentes Eric Harris e Dylan Klebold, fortemente armados, deixaram um rastro de sangue em seu colégio do ensino médio.

O governo de Colorado, Bill Ritter, disse que o massacre "continuará vivo em nossas memórias".

No domingo foi realizado uma vigília à luz de velas no Littleton's Columbine Memorial, um parque perto do colégio que foi erguido em memória das vítimas, 12 alunos e um professor. Outras 23 pessoas ficaram feridas na chacina.

Transmitidas ao vivo para o mundo inteiro, as imagens do massacre, com estudantes fugindo do prédio protegidos pela polícia, causaram um impacto profundo.

"A morte de tantos estudantes e de seu professor foi uma enorme perda da inocência nos Estados Unidos. As crianças e os pais perderam a sensação de segurança que havia em seus bairros", acrescentou Ritter. "Não podemos permitir que as lições tiradas desta tragédia desapareçam com o tempo. Nosso pensamento está com as famílias dos que morreram nesse dia e rezamos sempre por eles".

Apesar do impacto causado pelo massacre e das denúncias feitas por documentários como o de Michael Moore, que fez um protesto contra a liberdade da venda de armas em "Tiros em Columbine" (Oscar de documentário de 2003), ainda não existem sinais de uma mudança radical na legislação sobre as armas de fogo nos Estados Unidos.

Dez anos depois , possuir uma arma nos Estados Unidos continua sendo um direito garantido pela segunda emenda da Constituição, defendido por vários legisladores e grupos de interesse, como a poderosa National Rifle Association.

Nesta segunda-feira, a escola secundária de Columbine permanece fechada, enquanto as famílias das vítimas se reunem no anfiteatro do parque durante uma hora para recordar e meditar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;