Diarinho Titulo
Até os marcianos
precisam de mãe
Caroline Ropero
Especial para o Diário
07/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Mãe dá bronca, manda estudar, arrumar o quarto, colocar o lixo para fora e, para piorar, adora fazer brócolis no jantar. Por que tem de ser tão chata? Na verdade, ela faz isso para o filho crescer saudável e ser feliz. Nem todos acham que mãe exigente é chata.que mãe exigente é chata.

As marcianas da animação Marte Precisa de Mães, lançada dia 17 só em DVD, sabem que é fundamental ter alguém para ensinar e educar. No entanto, descobrem que não é suficiente. Por mais que as robôs sejam eficientes na tarefa, a verdadeira felicidade só é encontrada na família, conforme aprendem com Milo.

Pode ser pai, mãe, avó, tio; nem precisa ter laços de sangue. Uma família é constituída por aqueles que vivem juntos compartilhando amor e aprendizado. Cada um tem sua responsabilidade. A dos pais é atender as necessidades básicas do filho, como educar e dar casa, comida e carinho. Cabe aos filhos estudar, ser obedientes, ajudá-los e respeitá-los.

Por mais que torça o nariz, Lucas Sotere, 7 anos, de São Bernardo, reconhece que é assim mesmo. "Mãe pede coisas muito difíceis e chatas, como ter de guardar os brinquedos antes de ir tomar banho", conta o garoto, que já ficou de castigo por não obedecer, mas garante ter aprendido que precisa ajudar. "Agora, guardo tudo quando termino de brincar."

Mesmo sendo castigado por não obedecer, Lucas não ficou bravo com a mãe e acha que seria bem mais chato se ela não existisse. "Não ia receber carinho nem amor. Também não ia ganhar presentes, já que meus pais trabalham muito para comprar os brinquedos."

* Consultoria de Vivien Ponzoni, coordenadora do Núcleo de Família e Casal da Associação Brasileira de
Psicodrama e Sociodrama, Igor de Lima, historiador da USP, e Pierluigi Piazzi, professor de Física e escritor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;