Internacional Titulo
ONU exige que governos proibam clonagem humana
Da AFP
08/03/2005 | 16:38
Compartilhar notícia


A assembléia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta terça-feira uma polêmica declaração exigindo que os governos proíbam qualquer forma de clonagem humana, inclusive a terapêutica, o que representou uma vitória para os Estados Unidos. A administração do presidente americano, George W. Bush, fez uma vigorosa campanha pela proibição total da prática.

O embaixador britânico na ONU, Emyr Jones Parry, condenou, sem citar nominalmente os Estados Unidos, "a intransigência daqueles que não estão dispostos que outros Estados soberanos" possam defender a clonagem com fins terapêuticos.

Depois de quatro anos de debates, o texto foi aprovado por 84 países contra 34 e 37 abstenções. China, Bélgica e Grã-Bretanha declararam imediatamente que não se sentem comprometidas com a declaração da ONU.

Durante as reuniões, os 191 países-membros da ONU se pronunciaram unicamente contra a clonagem com fins reprodutivos. Mas muitos - a maioria cientistas - são favoráveis à clonagem terapêutica para pesquisas com células-tronco, na esperança de um dia descobrirem remédios para doenças como o mal de Alzheimer ou lesões na medula espinhal.

Vários países muçulmanos se abstiveram de votar porque não chegaram a um consenso sobre o tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;