Setecidades Titulo
Cereais têm muito açúcar e sódio, aponta Pro Teste
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
01/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Dezoito marcas de cereais matinais destinados ao público infantil de maior presença no mercado foram reprovadas por pesquisa feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Todas apresentaram alto teor de açúcar e, a maioria, de sódio. Nenhum produto possui quantidade de fibras correta, sendo que alguns não têm qualquer porcentagem da substância importante ao desenvolvimento intestinal.

Dos cereais analisados, dez marcas possuem menos de 3 g de fibra para cada 100 g de produto, considerado ideal. O pior caso é o Corn Flakes (todos os tipos) Chokos, que praticamente não têm fibra (menos de 0,01%). Os Sucrilhos Kellogg's (todos os tipos), o Froot Loops e o Choco Krispis também apresentaram menos de 3 g. Os demais têm teores entre 3 e 5 gramas e ficaram como "aceitável".

No quesito sódio, somente três marcas foram aprovadas: Estrelitas Mel, Corn Flakes Açúcar e Corn Flakes Chocolates. Elas têm níveis inferiores a 10% do valor diário recomendado para consumo numa porção de 100 g. Composto por sal, o sódio deve ser consumido com restrições pois o excesso está relacionado a hipertensão arterial e problemas renais.

Quem se surpreendeu com os resultados do teste foi a orientadora educacional Mariana Portillo Capelasso, 36 anos, moradora de São Caetano. Seus dois filhos, Bruna, 10, e Lorenzo, 6, são fãs de cereais e consomem todos os dias. "Achava que eles poderiam complementar o café-da-manhã. Mas pelo visto eles são atraentes somente ao paladar e não às necessidades nutricionais. Não vou comprar mais."

Com os resultados, a Pro Teste notifica os fabricantes, mas não tem autonomia para tirá-los de circulação.

A Nestlé - responsável pelo Crunch, Estrelitas, Moça Flakes, Nescau e Snow Flakes - disse em nota que os cereais fornecem quantidade de açúcar que representa, em média, 3% da energia necessária a uma dieta diária.

A Kellogg's, do Choco Kripis, Chocos, Froot Loops, Honey Nutos e Sucrilhos, respondeu que "os produtos da empresa contêm vitaminas e minerais essenciais e são isentos de gordura trans e colesterol."

A Nutrifoods, responsável pelo cereal Corn Flakes não foi encontrada para comentar a pesquisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;