Internacional Titulo
Rice diz que resolução da ONU sobre o Líbano é um bom primeiro passo
Da AFP
16/08/2006 | 11:47
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirma em uma carta aberta divulgada nesta quarta-feira pela imprensa que a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Líbano é difícil de executar, mas representa um bom primeiro passo para uma paz duradoura no Oriente Médio.

A resolução 1701 da ONU, aprovada na sexta-feira passada por unanimidade e que fixou o cessar-fogo a partir de segunda-feira passada entre Israel e o Hezbollah, é um bom primeiro passo, mas não é mais do que um primeiro passo, escreveu Rice.

A curto prazo, o plano requer o fim completo das hostilidades, a libertação sem condições de soldados israelenses capturados no dia 12 de julho e um reforço da força internacional presente no sul do Líbano, lembrou.

"A longo prazo, o plano compreende "os princípios políticos para garantir uma paz duradoura: a exclusão de forças estrangeiras e armas e que ninguém mais que o governo soberano do Líbano exerça o poder", acrescentou.

"Pela primeira vez, a comunidade internacional colocou toda sua influência por trás de um projeto político concreto para ajudar o governo libanês a pôr seus princípios em prática, que inclui o desarmamento de todas as milícias que operam em seu território".

A resolução também representa um revés estratégico para Síria e Irã, que pretendiam prolongar e intensificar a guerra, opina Rice na carta.

Em uma entrevista ao jornal USA Today, a secretária de Estado afirma que o líder do movimento xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah, que reivindicou a vitória na guerra contra Israel, deverá prestar contas sobre o que aconteceu à população do sul (do Líbano) e a respeito da destruição provocada pelo grupo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;