Internacional Titulo
Turismo espacial é 'imoral', segundo cientista russo
Das Agências
13/03/2001 | 17:08
Compartilhar notícia


O turismo espacial é "imoral", afirmou o cientista e professor russo Serguei Kapitsa em entrevista publicada nesta semana pela revista Expert, num momento em que um milionário americano dá continuidade a um treinamento, na Rússia, para participar de um vôo espacial no final de abril.

"É imoral conseguir verba para um programa de vôos tripulados graças a caprichos de milionários de certa idade", criticou o professor Kapitsa, vice-presidente da Academia de Ciências Naturais da Rússia. "Se uma pessoa possui milhões de dólares, pode se dar ao luxo de voar ao espaço, mas não se deve esquecer que a conquista espacial é resultado de um trabalho colossal de numerosas nações", destacou.

"Com que objetivos foi desenvolvida a astronáutica? Para organizar passeios para ricos ou para abrir novos horizontes para a humanidade?", questionou.

O empresário americano Dennis Tito fez um acordo com os russos para realizar uma viagem de dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o que lhe custará cerca de US$ 20 milhões. A NASA, que desempenha um papel crucial no projeto da ISS, ainda não deu permissão para a viagem de Tito, prevista para 30 de abril.

Os americanos querem que o projeto seja adiado para o outono (no Norte), segundo a agência ITAR-TASS, citando o diretor da NASA, Daniel Goldin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;