Nacional Titulo
Fuvest registra 3,3% de abstençao
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 21:03
Compartilhar notícia


A primeira etapa da primeira fase do vestibular da Fuvest, neste domingo, em em Sao Paulo e 12 cidades do interior do Estado, teve número recorde de inscritos (149.240) e abstençao de apenas 3,3%, a menor dos últimos anos. O número de candidatos que nao comparece ao exame costumava variar entre 4% e 5% do total de inscritos, de acordo com o vice-diretor da Fundaçao para o Vestibular (Fuvest), José Atílio Vanin.

"O desempenho este ano deve ser superior ao dos anteriores", diz Vanin. No interior, a abstençao foi ainda menor, de 2,3%, enquanto na capital faltaram 3,8% dos vestibulandos. A média de candidatos por vaga é de 16,8%, maior do que nos anos anteriores. Além do número recorde de candidatos Vanin acha que a utilizaçao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composiçao da nota estimulou os candidatos. O desempenho no Enem vai compor 20% da nota de classificaçao no vestibular, desde que seja para aumentar a média. Se for menor do que o resultado do aluno no vestibular, será desconsiderada. Dos candidatos deste ano, 56% fizeram a prova e metade deles obteve nota superior à média.

O vestibular recebeu 149.240 inscriçoes, incluindo 18.774 treineiros, que ainda estao cursando o ensino médio e fazem o exame apenas para testar seus conhecimentos. Os estudantes disputam 7.763 vagas na Universidade de Sao Paulo (USP), Universidade Federal de Sao Paulo (Unifesp), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Sao Paulo e Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Entre os candidatos deste ano, 12,3% fizeram as provas do ano passado como treineiros.

A procura pelos cursos surpreendeu este ano até mesmo a coordenaçao do vestibular. O curso mais concorrido foi o de Fisioterapia, com 92 candidatos disputando cada vaga. "As dificuldades no mercado de trabalho estao fazendo com que os estudantes mudem seus critérios de escolha da profissao", acredita o professor Vanin.

A prova de neste domingo tinha 80 questoes de múltipla escolha nas áreas de Português, Inglês, Física e Química. Havia cinco modelos de provas, com as mesmas questoes organizadas em ordem diferente. Na segunda parte da primeira fase, dia 5 de dezembro, os candidatos farao as provas de Geografia, História, Biologia e Matemática.

A Fuvest nao registrou sábado nenhum incidente. A Polícia Civil e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel) circularam pelo câmpus da USP e outros locais com aparelhos para rastrear o uso de equipamentos eletrônicos.

Reserva - O vice-diretor da Fuvest manifestou-se neste domingo contra a reserva de metade das vagas da Universidade de Sao Paulo para alunos que fizeram o ensino fundamental e médio na escola pública, como pede uma açao civil pública apresentada à Justiça na sexta-feira. "A USP é baseada na meritocracia, queremos ter os melhores alunos e isso só se consegue por mérito", diz Vanin.

Dos inscritos na Fuvest, 34% estudaram apenas em escola pública no ensino médio e quase metade (45,8%) fez cursinho. Nos anos anteriores, segundo Vanin, entre os aprovados, cerca de 20% sao oriundos da escola pública. Se a reserva virar lei, as chances dos alunos provenientes da rede pública vao aumentar consideravelmente.

Avaliaçao - Os professores do Colégio Objetivo elogiaram neste domingo as provas da Fuvest. O coordenador de inglês, Aron Hollaender, considerou a prova muito bem-feita, mas cansativa. Para o coordenador Francisco Achcar, a prova de Português foi irrepreensível e com um nível de dificuldade superior ao do ano passado. Já a prova de Física, também elogiada pelo coordenador Eduardo Figueiredo, foi mais fácil que a do ano passado. A prova de Química, avaliada pelo professor Antônio Mario Salles, foi de nível de dificuldade mediano e sem qualquer problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;