Internacional Titulo
Serviço militar de Bush é novamente questionado
Da AFP
08/09/2004 | 20:14
Compartilhar notícia


O serviço militar do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Guarda Nacional durante a guerra no Vietnã, foi novamente questionado nesta quarta-feira. Uma matéria do jornal The Boston Globe destacou que Bush faltou duas vezes com seus deveres militares ao se incorporar à Guarda Nacional no Texas, em 1968, e ao ser transferido da unidade que estava servindo, em 1973, para cursar a Universidade de Harvard.

Em nenhum dos dois casos Bush recebeu qualquer advertência, ressaltou o Globe. A matéria do jornal de Boston (Massachusetts, nordeste) coincide com a divulgação de uma propaganda pela TV de um grupo chamado 'Texans for Truth' (Texanos para a verdade), na qual um ex-tenente coronel da Guarda Nacional afirma que nem ele nem seus companheiros viram Bush durante o período no qual o republicano alegou fazer parte da unidade, em 1972.

A publicação também ocorre um dia após o Pentágono, depois de meses insistindo que não possuía mais antecedentes sobre o serviço do presidente na Guarda Nacional, publicar documentos recentemente encontrados - entre eles planilhas de treinamento e de vôo - acatando assim a Lei sobre a Liberdade de Informação.

Dúvidas sobre o histórico militar do atual presidente estão presentes em sua campanha eleitoral. Seus detratores afirmam que Bush desertou da Guarda Nacional depois de se mudar para o Alabama, em 1972, para trabalhar em uma campanha política.

Recentemente, um grupo de militares republicanos pôs em dúvida o heroísmo do candidato democrata John Kerry, que não perde uma oportunidade de mencionar suas medalhas e seu passado militar durante a guerra do Vietnã. Irritado, Kerry respondeu que não estava disposto a tolerar questionamentos sobre seu passado militar procedentes de pessoas que se negaram a combater pelos Estados Unidos, referindo-se explicitamente a Bush e ao vice-presidente Dick Cheney.

Baseando-se nas conclusões do Globe, o presidente do Comitê Nacional Democrata, Terry McAuliffe, declarou: "ou Bush mentiu deliberadamente à opinião pública americana, ou tem uma séria perda de memória" sobre seu serviço na Guarda Nacional. "Bush foi pego. Agora, podemos questionar sua credibilidade com relação a seu serviço militar", acrescentou.

Segundo o Globe, a revisão da folha de serviço de Bush e entrevistas com especialistas militares mostraram que sua assistência aos treinamentos era tão irregular que seus superiores poderiam tê-lo castigado e enviado ao serviço ativo em 1972, 1973 ou 1974. No entanto, Bush não foi punido naquela época. "Na verdade, a unidade de Bush certificou no final de 1973 que seu serviço havia sido satisfatório, apenas quatro meses depois de seu superior ter escrito que Bush não havia sido visto em sua unidade nos prévios 12 meses", afirmou o jornal.

Réplica- O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, revidou as acusações afirmando que Bush cumpriu com todas as suas obrigações militares durante o serviço na Guarda Nacional.

"Se o presidente não tivesse cumprido seu compromisso, não teria recebido uma baixa honrosa. Sua baixa foi feita com honra em outubro de 1973. O presidente está orgulhoso de seu serviço na Guarda Nacional", declarou McClellan durante a visita de Bush ao Estado da Flórida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;